TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta da administração financeira

Por:   •  8/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

Administração Financeira e Orçamentária

Mercado de Capitais

Direito Tributário

Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 4º Semestre.

Professores: Fábio Proença, Karen Manganotti, Vânia Silva, Janaína Vargas.

Sete Lagoas

                                                           2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................5

2.1 FLUXO DE CAIXA.......................................................................................6

2.2 RELATÓRIO DA CONSULTORIA..............................................................10

2.3 REGIONALIZANDO....................................................................................12

3 CONCLUSÃO................................................................................................13

REFERENCIAS................................................................................................15


1 INTRODUÇÃO

        Com a nova conjuntura econômica mundial, se exige que os administradores financeiros das empresas estejam preparados para os novos desafios. Hoje, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa. Porém, isso só será possível, se for realizado com a participação e integração de todos os responsáveis e de forma ordenada. Desta forma, o objetivo deste relatório de consultoria empresarial é esclarecer a importância das finanças empresariais e as aplicações das principais ferramentas financeiras e orçamentárias na empresa. O desenvolvimento desse tema envolve inicialmente, discussões sobre as conceituações gerais básicas, além de justificar sua importância e a utilização de demonstrativos tais como fluxo de caixa e outros como ferramentas indispensáveis à boa gestão das organizações. Diante do exposto, o presente trabalho pretende reforçar os conceitos e importância das enumeras formas de como o administrador pode atuar na organização da empresa.

O presente trabalho individual de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Neste trabalho estarão contidos elementos do roteiro para elaboração do portfólio individual que está na área do aluno do site da Unopar, sendo que as questões contempladas que estão no seu desenvolvimento giram em torno da Empresa Meta soluções em Moveis Planejados Ltda. O trabalho traz uma discussão da gestão financeira das empresas, abordando assuntos como o planejamento financeiro, por meio de ferramentas como orçamentos, ou seja, com os controles financeiros, a exemplo do fluxo de caixa. Abordam assuntos relacionados a analise de viabilidade econômico financeiro dos projetos, as fontes de recursos e as informações contábeis no processo de tomada de decisão.

       Sendo esta produção cientifica elemento de extrema importância para produção de conhecimento acerca das matérias estudadas.

2 DESENVOLVIMENTO

     O mercado de capital se divide em funções, as principais são: primária e secundária. A primária é aquela em que a companhia emite novos valores mobiliários que são negociados diretamente com os investidores. Neste caso os recursos são destinados em investimentos para aquisição de projetos e investimentos ou para o caixa. Na secundária a companhia não tem participação, pois os investidores transferem e negociam entre si os valores mobiliários emitidos pelas companhias, suprindo as necessidades dos investidores de transferir ações entre si, sem perigo de perder o investimento ou não ter data definida dos retornos financeiros.

      A falta da administração financeira em uma empresa pode ser um ponto crucial para fechar as portas. Uma administração correta permite visualizar melhor o crescimento do patrimônio e colaboram com um bom planejamento para aperfeiçoar resultados. Fazer previsão de vendas e de fluxo de caixa e acompanhar as contas a pagar e a receber, conhecendo a lucratividade e rentabilidade. É através do orçamento de caixa que se pode mensurar qual a potencialidade da empresa na hora de buscar financiamentos, visto que é através desses dados que se sabe qual é o potencial efetivo da empresa de pagar os financiamentos contratados, portanto, considera que o dimensionamento de fluxo de caixa é o aspecto mais relevante na tomada de decisão de financiamentos.

      A importância do orçamento empresarial dentro das empresas como uma forma de vantagem competitiva esta formatada apenas para os altos níveis administrativos da empresa, onde são tomadas as decisões estratégicas as quais a empresa ira seguir, pois, para uma empresa obter uma vantagem é necessário se manter em sigilo suas decisões estratégias. Uma estratégia empresarial esta relacionado ao melhor método de economizar e investir para que a empresa obtenha melhor resultados. Diminuição de custos, aumento na produtividade e vendas, responsabilidade social e marketing tudo está ligado entre si para uma melhor administração do orçamento e obtenção de lucro e rentabilidade para empresa.

2.1 FLUXO DE CAIXA

    Fluxo de Caixa é o montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido. Existem dois tipos de fluxos: de saída; saídas de capital, despesas de investimentos. De entrada: resultados dos investimentos.

    No fluxo de caixa abaixo, referente á Empresa Meta soluções em Moveis Planejados Ltda., serão usados os dados repassados pelos gestores da empresa, que utilizam as seguintes operações financeiras:

• Comissões e Publicidade;

• Despesas Administrativas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com