TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fintechs Brasileiras

Por:   •  19/10/2020  •  Artigo  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Fintechs no Brasil:

Não é de hoje que as Fintechs estão entrando fortemente no cenário financeiro brasileiro. De acordo com o World FinTech Report, consultora americana Capgemini, mais da metade dos clientes bancários no mundo todo já utiliza produtos e serviços de pelo menos uma fintech, onde conseguem oferecer o mesmo que um banco tradicional porém com uma estrutura bem mais enxuta e com alta tecnologia. Segundo a reportagem publicada pela FintechLab (BRADASCHIA, 2017) em 2017, mostra a existência de 332 Fintechs atuantes no Brasil, representando um crescimento de aproximadamente 36% em relação ao ano anterior. Com preços muito competitivos devido à ausência de uma estrutura de um banco tradicional, soluções inovadoras, tecnologias de ponta e conseguindo um serviço extremamente mais rápido que o modelo convencional, as fintechs estão atraindo cliente dos grandes bancos tradicionais do Varejo.

Há uma grande preocupação entre os bancos em relação as fintechs. Segundo o relatório do CitiBank chamado “Citi GPS: Global Perspectives & Solutions” de 2016, mostra que a competição entre ambas empresas está em ritmo acelerado, buscando inovações em grande escala, sendo assim, os bancos tradicionais terão de repensar suas estratégias digitais, para que consigam se manter estáveis e competitivos perante um ambiente extremamente influenciado pela tecnologia.

Devida a forte entrada das fintechs no mercado brasileiro, e aceitação de grande parte do mercado de um público mais jovem, os bancos tradicionais estão revendo seus focos e produtos. O serviço de abertura de conta totalmente digital sem a necessidade de ir a uma agência física, é diferente das primeiras versões de serviços digitais oferecidos pelos bancos. O Banco do Brasil e Itaú Unibanco foram os dois primeiros grandes bancos a possibilitar a criação de uma conta corrente 100% digital. Já o Santander preferiu realizar a compra da Fintech ContaSuper em 2017, onde oferece meios de pagamentos e recebimentos 100% digitais, saques, compras e outros acessos.         

Nos últimos anos muitas fintechs brasileiras cresceram drasticamente seu faturamento diante do grande aumento de clientes. Podemos citar as principais como famosa Nubank, com o foco principal no serviços de cartões de crédito e algumas operações de banco digital, e em 2018 a fintech já possui mais de 1,5 milhões de contas digitais, já com objetivo de expandir em mais países. Podemos citar também a empresa Creditas com foco principal em oferecer créditos com garantia, conseguindo assim oferecer taxas bem mais competitivas perante o mercado. No ultimo ano a empresa já cresceu mais de 50% de seus clientes além de ganhar investidores importantes. Já a fintech GuiaBolso  funciona como uma plataforma que gerencia o financiamento pessoal do usuário, facilitando assim, o caixa do cliente e mostrando diversas formas de investir. Já o banco Neon pode ser caracterizado como uma fintech do momento, pois já possui quase 200 mil correntistas em curto período de tempo, e funciona como um banco digital com serviços de conta corrente, empréstimos, transferências e com taxas bem competitivas devido a ausência de agencias, além de ganhar nome devido a parceria junto ao banco Votorantim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (230.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com