TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisica da Fisica

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho – Física

        

Karoline Fernanda                                          N°43  Série: 3°D

Introdução

Esse trabalho é sobre o acelerador de partículas ou cíclotron como é mais conhecido, e o LHC. Vou explicar um pouco o que é o cíclotron, o que ele faz, quando começou a funcionar, algumas informações sobre o LHC e como ocorre a aceleração e colisão do maior acelerador de partículas do mundo.

Cíclotron

Acelerador de partículas ou cíclotron é (OMG) um equipamento no qual um feixe de partículas sofre a ação de um campo elétrico com uma frequência alta e constante, um campo magnético perpendicular estático. Foi inventado em 1929 por Ernest Lawrence que o usou em experimentos com partículas de um Mev (um mega elétron – volt).

O cíclotron possui dois eletrodos com a forma de um “D”, estes são ocos e semicirculares. Sua montagem é numa câmara de vácuo entre os polos de um eletromagneto, os prótons, deuterons (núcleo de um átomo de deutério), é constituído por um próton e um nêutron, começam a se locomover no interior dos eletrodos em forma de “D”.

O nome cíclotron significa “cachão circular”, pois ele é formado por duas partes na forma de D, que são eletrodos ocos, separados por um espaço intermediário.

No instituto da CNEN em São Paulo, o Pen foi adquirido um acelerador cíclotron que permitirá o aumento e a diversificação da produção de radio-fármacos, além da realização de pesquisas.

O LHC é a maquina de descoberta, sendo o maior instrumento de investigação cientifica já construída. Colocar esse complexo em operação ocorreu o esforço de quase 20 anos de trabalho de milhares de cientistas e custou aproximadamente 10 bilhões de dólares. O grande colisor de Hádrons, o LHC é o maior acelerador de partículas e de maior energia existente do mundo.

Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 tev (1,12 micro jaules) por partículas, ou núcleos de chumbo a energia de 574 tev por núcleo.

O LHC começou a ser construído em 1998 com a colaboração de mais de 100 países, conta com um túnel de 27 km de circunferência com o custo de aproximadamente 7,5 bilhões de euros em 2010, está funcionando desde 10 de setembro de 2008. A primeira colisão entre prótons ocorreu em 30 de março de 2010.

Em 19 de setembro de 2008, ocorreu um incidente no setor 3-4 de LHC que resultou em grande vazamento de hélio no túnel, segundo uma nota de imprensa publicada pelo CERN, foram feitas investigações preliminares que apontam como provável causa do problema, um defeito na ligação elétrica entre dois imãs, o que causou a falha mecânica.

O LHC fica na cidade de Genebra na Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão, formado por um enorme tubo circular com circunferência de 26,7 km e 7 m de diâmetro subterrâneo ficando a 100 m abaixo do solo.

LHC um dos experimentos do CERN (organização Europeia para pesquisa nuclear), onde a internet foi inventada. O LHC pode atingir temperatura na ordem -271,9°C com o uso de 10 mil toneladas de nitrogênio liquido.

[pic 1]

       LHC o maior acelerador de partilucas do mundo.

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com