TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Econômica Brasileira 2021/2

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

Quais foram os determinantes internos e externos da crise do antigo sistema colonial brasileiro?

A crise da economia agrícola do antigo sistema colonial brasileiro se deu basicamente por dois fatores determinantes. Um deles foi a expansão dos mercados na colônia, resultado decorrente do aumento da população e do incremento da produção. Após o início do ciclo do ouro, o pacto colonial passou a ser, um empecilho a expansão dos negócios não atingindo o potencial lucro que os colonos poderiam obter. O outro aspecto, que vem de influência externa, eram os efeitos causados pela Revolução Industrial cada vez mais evidentes na Europa, desencadeando diversos movimentos revolucionários, como a Revolução Francesa e a Independência das 13 colônias.

Examine a importância e as principais vantagens do sistema de colonato sobre o sistema de parceria na utilização do imigrante na cultura cafeeira do Brasil no século XIX;

Diferente do sistema de parceria, o sistema de colonato trouxe algumas mudanças significativas que trouxeram mais benefícios aos imigrantes vindos principalmente da Europa. Além da criação de uma forma de pagamento direto ao colono, pelo menos em parte, devido o seu trabalho na lavoura. Além disso, o fazendeiro passou a ser obrigado a arcar com as despesas de viagem e do primeiro ano de trabalho do colono, também concedendo ao imigrante um pedaço de terra para o plantio de produtos para sua subsistência.

Explique as causas do ciclo vicioso de desvalorização cambial que marcou o final do século XIX no Brasil.

O grande aumento da oferta de café brasileiro no mercado internacional, sem uma demanda na mesma proporção, principalmente pela forte crise americana enfrentada no final do século XIX, causou uma rápida desvalorização na moeda internacional. A desvalorização cambial desencadeou uma maior entrada de moeda nacional. Com grande pressão política, os cafeicultores de modo a manter seus lucros, aumentavam o preço do café em moeda nacional. Criando assim, um ciclo vicioso onde mesmo com a queda do preço do mercado internacional, a manutenção do lucro em moeda nacional estimulava o aumento da produção de café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com