TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundamentação Teórica da Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

Fundamentação Téorica da Administração Financeira e Orçamentária 4

Fundamentação Teórica do Direito Tributário 5

Fundamentação Teórica de Mercado de Capitais 6

Entrevista e Análise das Empresas 7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIA 9

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é consolidar todo conteúdo estudado no 4º semestre do Curso Bacharelado em Administração.

Veremos na prática, os conceitos da Administração Financeira e Orçamentária, Direito Tributário, Mercado de Capitas e Seminário III; e importância de cada uma delas para a vida da empresa; será de grande valia o aprendizado adquirido e aplicabilidade.

DESENVOLVIMENTO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

A administração envolve atividades relacionadas com o governo, gestão das empresas e todos os processos como: Planejamento, Organização, Direção e controle. A administração financeira tem como visão a melhoria de todos os problemas econômicos que ocorrem dentro da empresa; direcionando o gestor na utilização e obtenção dos recursos monetários para que a empresa desenvolva e possa expandir as operações se necessário. A função financeira de uma empresa exige a especificação das áreas existentes por setores e seus responsáveis; através delas são realizadas as tomadas de decisões.

Principais áreas de decisões na administração financeira são:

Investimentos: Tem como foco a obtenção de resultados mesmo o risco que o proprietário esta disposto a correr.

Financiamento: Buscar alcançar uma estrutura ideal de recursos de acordo a composição dos investimentos, assessorando a empresa como um todo; proporcionando os recursos financeiros necessários.

Os dados e informações viabilizados pela administração financeira são fundamentais nas tomadas de decisões e é considerado primordial para o sucesso de toda organização. Tem como objetivo a máxima rentabilidade, ou seja, maximizar o valor atual da riqueza dos proprietários.

As demonstrações financeiras básicas das empresas estão relacionadas as atividades da administração financeira e o administrador contribui com os conhecimentos técnicos que conduzem as atividades e as operações dando o suporte necessário.

O planejamento financeiro é a projeção de vendas, lucros e de ativos baseada em estratégias, plano de marketing e formaliza as metas financeiras a serem alcançadas.

DIREITO TRIBUTÁRIO

O Sistema Tributário Nacional é formado pelas normas que cercam a instituição, fiscalização e arrecadação dos direitos e se relacionam com as normas que asseguram os direitos e as garantias fundamentais do contribuinte, estabelecendo as limitações ao poder do Estado de tributar.

Com a regulamentação dos princípios, criação, fiscalização e arrecadação dos tributos; surge um ramo especifico do direito tributário; tem como objetivo e finalidade a busca do bem comum da população oferecendo acesso a saúde, educação e moradia.

A cobrança ou exigibilidade de tributos, já devidamente instituídos em lei, somente pode ser feita após a verificação da existência também da autorização orçamentária em cada exercício financeiro (lei tributária e lei orçamentária); as limitações do poder de tributar são previstas nos artigos 150 e seguintes da Constituição Federal de 1988.

Obrigação tributária, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure a obrigação principal.

O lançamento tributário constitui o crédito tributário, é um procedimento administrativo para cientificar o contribuinte da sua dívida.

O planejamento tributário é importante para os administradores, facilita o funcionamento na parte financeira de suas organizações; o processo do planejamento tributário é necessário para os profissionais que podem vir a ajudar na construção deste projeto tão importante nos dias de hoje.

MERCADO DE CAPITAIS

O Sistema Financeiro Nacional tem um papel importante na economia, através dele é feita todas as operações que permitem canalizar os recursos dos agentes superavitários para os agentes tomadores de recursos. Refere-se ao conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transformação desses recursos, criando condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado (LAGIOLA - 2007).

O Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Brasileiro, tem como objetivo promover o progresso econômico do país; a atividade primordial é a formulação da política de moeda e crédito, além de exercer o controle da organização bancária e seus intermediários financeiros.

São quatros os segmentos em que o mercado financeiro é divido e suas subdivisões: Mercado Monetário, de Crédito, de Capitais, de Cambio.

As sociedades anônimas são classificadas em dois tipos: Companhia aberta – valores mobiliários registrados na CVM. Companhia fechada – Valores mobiliários ao estão admitidos á negociação de títulos e valores mobiliários. A empresa atua com maior diversidade de títulos no mercado financeiro, uma gestão com múltiplas possibilidades de administrar o capital da organização.

O Mercado Financeiro esta em constante mudança, o administrador deverá fazer uma profunda análise da situação financeira da empresa e comparar as vantagens e desvantagens dos diversos produtos financeiros que as instituições financeiras disponibilizam.

As finanças, o mercado de ações dentre outros produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com