TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO LIDERANÇA

Por:   •  19/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

1. Faça uma análise do gráfico dos estilos de liderança identificando os pontos mais relevantes

R: Nota-se que existem pontos divergentes entre os estilos de lideranças adotados nesta empresa. O estilo COERCITIVO tem sido utilizado acima da demanda existente na área, e isso pode prejudicar o ambiente. Falta potencializar o estilo de VISIONARIO, utilizado de forma inferior ao que a área precisa. O estilo AFILIATIVO, esta em linha com o que o setor espera. Existe uma grande carência pelo estilo PARITICIPATIVO, que é pouco adotado pelos lideres, que claramente tem tomado postura CENTRALIZADORA, conforme determina o gráfico. O COACH ainda tem sido adotado de forma incorreta, além das necessidades das áreas analisadas.

2. É possível fazer uma relação entre os problemas levantados pela empresa (assédio moral, alta rotatividade...) com os dados apresentados no gráfico? Justifique sua resposta!

R: Sim, quando notamos que a área demanda de um estivo participativo, pouco utilizado pelos lideres, que tem preferido o estilo centralizador e coercitivo. Ambos estilos podem causar descrédito na liderança por parte dos liderados, pode não haver uma relação de confiança, a equipe pode não se sentir capaz de atingir seus objetivos e são apenas conduzidos de forma autocrática, em um ambiente que não lhe permite ser criativo ou de trazer novas ideias. Uma vez que os liderados não se sentem parte do resultado e do ambiente, os talentos se perdem, o clima organizacional é prejudicado e ocorre altos índices de turnover, baixo engajamento e consequentemente falta de resultados sustentáveis para a empresa.

3. Em termos de Pipeline da liderança qual o impacto que um time de líderes de líderes com o perfil apresentado no gráfico pode gerar numa organização .

R: Primeiramente a perda do engajamento em larga escala, uma vez que com atitudes centralizadoras, coercitivas e onde as pessoas não se sentem parte importante no processo, o que se perde é o engajamento no propósito corporativo. Não se pode afirmar que exista algum senso comum de pertencimento na organização, os liderados não possuem qualquer autonomia, de tal forma que se perde oportunidades de alavancar seus resultados e de se agregar novas ideias através da criatividade dos colaboradores. Tais atitudes tornam o clima desfavorável para que os resultados esperados sejam alcançados.   

4. Pensando num treinamento para esse time de líderes de líderes, quais competências você destacaria para serem trabalhadas? Identifique os temas / ferramentas trabalhados em nosso curso (justifique sua escolha)

R: Primeiramente identificar o grau de autoconhecimento deste grupo de líderes, em seguida aplicação da matriz 9 box para identificar seu potencial em relação ao desempenho alcançado. Pode-se ainda mensurar a proximidade com seus liderados através da Janela de Johari, de tal forma que se pode traçar um plano de ação adequado e voltado especificamente para as falhas destes lideres. A execução do treinamento reflexivo para as lideranças poderem enxergar o quanto devem conquistar suas equipes, de modo a transformar as atitudes coercitivas e centralizadoras em participativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com