TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE CUSTOS

Por:   •  14/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

GESTAO DE CUSTOS

A disciplina Gestão de custos tem como objetivo apresentar a contextualização da contabilidade de custos, os critérios adotados para classificação dos custos e despesas, a determinação da margem de contribuição para análise de break-even point, determinação do mix de vendas, apuração da margem de segurança e grau de alavancagem operacional, além da formação de preço à vista e preço a prazo, baseada em custo, por meio da análise de mark-up.

analisar e apurar os custos com o objetivo de mensurar o estoque (capital de giro), formar o preço de venda e apurar a margem de lucro;

classificar os custos e as despesas da empresa em direto/indireto e fixo/variável, objetivando a correta mensuração do custo do produto ou serviço;

aplicar o método de custeio variável para tomada de decisão interna na entidade;

apurar a margem de contribuição para determinação e análise do break-even point, da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional e

analisar o mark-up bem como os seus respectivos componentes, para formação do preço de venda à vista e a prazo, baseado em custo.

MODULO 1 – OBJETIVO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

identificar as diferenças entre custos, despesas, investimentos, perdas e desperdícios;
compreender os critérios de classificação dos custos e das despesas quanto à alocação ao produto/serviço e ao volume de produção ou nível de atividade.
CONTABILIDADE
FINANCEIRA – analise financeira
GERENCIAL – planejamento, controle

O conceito de contabilidade de custos surge da necessidade advinda com a Revolução Industrial.
Além dos gastos, dos custos, das despesas, dos investimentos e das perdas, as organizações também precisam conhecer os valores referentes a desperdícios, que representam gastos incorridos pela entidade e que não geram valor. São constituídos pelas atividades que não agregam valor ao produto ou serviço e que resultam em perda de tempo, sendo considerados os custos e despesas consumidos de forma ineficiente.

Podemos citar como exemplo: fabricação de bens defeituosos, uso indevido da matéria-prima, compra de materiais acima do volume demandado, relatórios financeiros ou contábeis sem qualquer utilidade.

Variável
bens de produção - maquinário (variável) contábeis (fixo)
indireto e fixo
direto e variável
fixa e indireta
direta e variável
direto e variável
fixo e indireto
direto e variável
indireto e fixo
fixo e indireto
fixo e indireto
direto e variável
variável e indireto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com