TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA, AUDITORIA E COMPLIANCE

Por:   •  28/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA, AUDITORIA E COMPLIANCE

MARIANO ANTÔNIO DE FIGUEIREDO NETO

AUDITORIA NO PROCESSO DE REMESSA DE EQUIPAMENTOS PARA CONSERTO – ÁREA: ESTOQUES

BELO HORIZONTE

2022

DA PROPOSTA:

Foi constatado em trabalho realizado pela auditoria, na área de estoques de materiais, que determinados motores com valores representativos (materialidade) estavam sendo enviados para conserto com uma frequência significativa quando comparada com os outros itens de estoque. Outro fato revelado nos levantamentos efetuados pela auditoria foi que no retorno dos consertos realizados por um determinado prestador de serviços, sempre constava nas notas fiscais a troca de peças velhas por novas, com a alegação que não dava mais manutenção.

DA AUDITÓRIA CONTÁBIL:

A auditoria contábil envolve o exame de documentos, livros contábeis, registros e o exame e obtenção de informações de fontes internas e externas, todas relacionadas ao controle do patrimônio da entidade auditada. O objetivo de uma auditoria é verificar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações financeiras em relação aos eventos que alteram sua representação. O objeto da auditoria resume-se a um conjunto de elementos de controle patrimonial, nomeadamente registos contabilísticos, documentos de suporte desses registos e atos administrativos. Fatos não registrados em documentos também são objeto de auditoria, pois podem ser relatados por pessoas que exerçam atividades relacionadas ao imóvel auditado.

DA AUDITORIA (ESTOQUES – PEÇAS/MOTOR):

Na elaboração do processo de auditoria pra este caso, devemos englobar os vários níveis de hierarquia dentro da manutenção e organização desses produtos, na intenção de unir a visão de cada um desses níveis e fazer uma analise qualitativa e quantitativa sobre o resultado. Com isso, a possibilidade de se confrontar as diferentes opiniões e buscar entender os possíveis problemas na gestão da manutenção desses equipamentos, que estavam sendo enviados para conserto com uma frequência significativa, quando comparada com os outros itens de estoque. A ideia é propor uma forma de avaliação desse processo, identificando em relação as melhores praticas, com uma múltipla visão que englobará não só apenas a visão do gerente, mas também a do operador de nível hierárquico mais baixo, até o supervisor, de quem fez o transporte e a manutenção desse bem. (SILVA, 2019)

DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA:

1 - Verificar se foi feito o inventário do estoque dos equipamentos, o dia e quem participou. E se o mesmo é apresentado nas demonstrações financeiras/contábeis da organização.

2 - Rever os relatórios sobre o uso dos motores de estoque existentes e com que frequência o trabalho é executado.

3 - Conferir todo o estoque de motor, e também conferir todos os dados mostrados no papel e comparar com o real, se corresponde a quantidade, marca e modelo ali apresentado.

4 – Olhar os totais e subtotais, na base de teste e conferir os dados para determinar se as trocas, vendas e compras dos motores e sua próxima da data do inventário físico, foram registradas e devidamente incluídas no levantamento dos dados.

5 - Verificar os itens marcados durante a observação do inventário, como danificados ou obsoletos, se foram incluídos com valor menor ou omitidos.

6 - Conferir os totais de motores novos ou danificados no estoque, pela listagem, com os registros contábeis, fazendo as recomendações para qualquer ajuste necessário.

7 – Diversificar de fornecedor, na hora de tomar serviços pra troca de pecas danificadas.

8 – Atentar a documentação e verificar se a empresa prestadora de serviços de manutenção e troca de peças, atende todas as normas exigidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com