TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Por:   •  5/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

SERGIO SACHT DE ALMEIDA

Trabalho em substituição da prova

Com base nas teorias que trabalhamos em aula, nas discussões e na sua auto-observação,quais os seus desafios pessoais para ser tornar um líder dos novos tempos? Descreva, ao menos, um plano de ação de autodesenvolvimento.

VITORIA-ES 2020

Trabalho realizado para o curso de MBA em Gestão Empresarial na MMurad Conveniada da Fundação Getulio Vargas na materia Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento.

Profª. Aline Castro

VITORIA-ES 2020

        Com a narrativa de que o mundo nunca esteve tão “VUCA” como nos dias de hoje, e o “novo normal” assombrando as habilidades dos gestores que estão sendo desafiados a um planejamento da qual precisam acurácia que permitam suportar as oscilações e que garantam resultado. Neste contexto, observo o planejamento como sendo um grande desafio.

        Como lidar com estas oscilações nestes cenários de incerteza? Em um mundo VUCA horizontes de planejamento devem ser cuidadosamente pensados, da qual ferramentas e métodos apropriados devem ser verificados. A exemplo disto, cito a minha dificuldade de planejamento de metas no trabalho que sejam desafiadoras e factíveis ao mesmo tempo.

        Empresas, lideres e autores de livros tem buscado um despertar para novas abordagens no ciclo de planejamento, e isto, passa por inovação, olhar de forma inteligente, identificando e entendendo os Gap’s, desperdício e, principalmente oportunidades para fluidez de seus objetivos e que possibilitam diminuir os riscos. Nas empresas o que se percebe são decisões voltadas a curto prazo, que podem colocar em risco o negócio. Além disso, esse é um período para deixar de lado as tradições, uma vez que é necessário se adaptar a forma de trabalho, assim como ao home office e a tecnologia. Conceitos de gestão de risco, também tem-se associado aos planejamentos em tempo de pandemia.

        Liderar pessoas competentes e conectadas, e com perfil adequado para suas funções são fatores determinantes para o sucesso. Saber ouvir faz parte da comunicação eficaz, e pode ajudar muito com ideias e sugestões. O momento é de sair do isolamento, trabalhar mais próximo, compartilhando decisões e com o olhar alinhado com as novas exigências que o mercado exige.

        Transformar o ambiente VUCA em lugar pleno de VISÃO, COMPREENSÃO, CLAREZA e AGILIDADE, é o que argumenta Bob Johansen em seu livro "The New Leadership Literacies", da qual propõe que para cada característica VUCA, existe uma solução específica. Conhecer com profundidade a estratégia, é o que se chama de VISÃO. Entender o momento requer investigação, análise, ao invés de dar respostas já mecanizadas e desatualizadas, a chave é desacelerar e aprender, isto é COMPREENSÃO. Ter CLAREZA, para expor pontos de vulnerabilidade e as opções possíveis de contorno. AGILIDADE nas decisões, à medida que a situação continua a mudar “tudo depende do estado atual das variáveis”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com