TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

Por:   •  17/11/2020  •  Artigo  •  4.293 Palavras (18 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento

                                   

        

[pic 4]

Elaborado por: Vivian da Silva Oliveira

Matrícula: 246515/2020

Disciplina: Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

Turma: CES12096-XEGE64

Sumário

RESUMO        4

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        Características da empresa e mercado ATUANTE        5

2.1        Política de gestão de pessoas e políticas corporativas.        6

2.2        Proposta de evolução para Gestão de Pessoas        9

3.        LIDERANÇA ESTRATÉGICA E A GESTÃO DO CONHECIMENTO        10

4.        criatividade e inovação como FERRAMENTAS        12

5.        PROFISSIONAL DO FUTURO        13

6.        ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA        15

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

RESUMO

Hoje vivemos em uma sociedade que está em contínua evolução, onde continuamente o indivíduo necessita manter-se informado, a fim de acompanhar os processos de globalização nos quais está inserido. Nessa dinâmica, as organizações necessitam de profissionais que estão continuamente aperfeiçoando suas habilidades, para que esses possam atuar nas mais variadas vertentes. No mesmo contexto, as organizações necessitam acompanhar essa transformação promovendo a capacitação dos gestores, aproveitando esse conhecimento de forma a trazer resultados positivos para organização e para o profissional.

Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi abordar sobre as influências da “Sociedade do Conhecimento” no desenvolvimento organizacional e profissional, abordando a importância da gestão de capital intelectual como fator preponderante para o crescimento empresarial e suas aplicações práticas.

A fim de alcançar o objetivo educativo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como meio de produção do conteúdo.

  1. INTRODUÇÃO

Sabe-que que ao longo da História mundial, a humanidade passou por um vasto processo evolutivo de desenvolvimento econômico. Evoluímos de uma economia outrora basicamente agrícola para a economia industrial. Nos dias atuais, pode-se afirmar que, além da economia industrial, vivemos a economia do conhecimento.  A sociedade moderna desfruta de muito acesso à informação; com isso desenvolve vários setores econômicos, bem como os aprimora.

Sendo assim, temos a saída de uma sociedade industrial baseada em recursos tangíveis, para uma nova realidade social e econômica voltada para recursos intangíveis – o conhecimento, a informação.

        A sinergia do desenvolvimento de conhecimento mais competências individuais e profissionais, através da gestão do capital intelectual é primordial para as organizações que almejam altos níveis de desempenho.

        Diante desse cenário, as organizações empresariais se depararam com a necessidade de realizar a gestão de pessoas, processos e recursos para gerenciar a cadeia de conhecimento no âmbito organizacional.

        Com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas expositivas, faremos um estudo de caso de uma empresa do setor energético brasileiro.        

  1. Características da empresa e mercado ATUANTE

Nessa produção, o aluno optou por analisar a empresa SPIC BRASIL - State Power Investment Corporation, empresa originalmente chinesa, que atua no ramo de energético, focada no segmento de geração de energia. A empresa está presente em mais de 30 países, com atividades em localidades como Japão, Índia, Turquia, África do Sul, Mianmar, Chile, Austrália, Malta, além do Brasil.

Na China, a empresa está entre as maiores geradoras de energia, fazendo parte do ranking dos 5 principais grupos geradores. Em seu portfólio naquele país, estão listadas plantas industriais de geração de energia nuclear, térmica, solar, hidrelétrica, eólica e ainda térmica – segundo dados disponíveis no web site da companhia. A SPIC já figurou na lista Fortune Global 500, reconhecida como um dos grandes players do mercado global em sua indústria.

No Brasil, a empresa possui ativos de geração eólica e hídrica. As plantas eólicas estão localizadas nos estados nordestinos da Paraíba e Rio Grande do Norte.  A planta hídrica situada na divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais, a UHE São Simão, foi adquirida em leilão realizado pelo Governo brasileiro em setembro de 2017.

                                        

[pic 5][pic 6]

FIGURA 1        : UHE São Simão, Goiás - Brasil                    FIGURA 2: Parque Eólico Millenium, Paraíba – Brasil

Fonte: site www.spicbrasil.com.br                            Fonte: site www.spicbrasil.com.br

         

A SPIC Brasil conta com quase 250 funcionário, e no mundo contabiliza 140 mil funcionários. A subsidiária brasileira possui contrato de concessão de 30 anos, valido até 2047, gerando uma renda bruta anual cerca de R$ 1,03 Bi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (638.5 Kb)   docx (3.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com