TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua de Sinais permite o desenvolvimento linguístico da pessoa surda e favorece o acesso aos conhecimentos existentes na sociedade

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.303 Palavras (14 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 14

Aspecto médico, cultural e social, e sobre Libras e a Cultura Surda.

ABUD, K. M.; SILVA, A. C. M.; ALVES, R. C. Ensino de história. Coleção ideias em

No Brasil, a língua de sinais foi reconhecida como meio legal de procedimento e

comunicação da comunidade surda somente no ano de 2002, com a publicação da Lei

nº10.436/2002. No artigo 1º desta lei, a Língua Brasileira de Sinais – Libra é definida como: a forma de comunicação e esclarecimento, em que o sistema linguístico de natureza visual motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de comunicação de ideias e fatos.

A Língua Brasileira de Sinais é chamada de Libras. Esta língua tem suas regras gramaticais próprias. A Língua de Sinais permite o desenvolvimento linguístico da pessoa surda e favorece o acesso aos conhecimentos existentes na sociedade. Em Libras, os sinais são formados a partir de parâmetros. Esses parâmetros são formalizados conforme citados mais à frente. Verifica-se nos parâmetros uma combinação do movimento das mãos a um determinado contorno em algum espaço, podendo ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Tais parâmetros compõem elementos gramaticais responsáveis pela formação dos sinais, em como se organizam linguisticamente na forma de frases e de textos.

As línguas de sinais são línguas de modalidade de atendimento e comunicação, ou seja, utilizam valores que apresentam simultaneidade dos aspectos gramaticais e se diferem estruturalmente das línguas auditivo-orais. São línguas capazes de proclamar ideias, sentimentos e ações, possibilitando aos seus usuários plenas condições de prescindir e proposicional, assim como qualquer usuário de outras línguas.

É importante frisar que Libras, assim como as outras línguas de sinais, é considerada língua, no sentido completo, por conseguir preencher os pré-requisitos científicos para tal. As línguas de sinais possuem elementos linguísticos comuns às línguas orais. Libras não podem ser estudadas tendo como base a Língua Portuguesa, pois esta tem uma gramática identificada, independente da língua oral. A ordem dos sinais na construção de um falado obedece a regras próprias, que pensam a forma de o surdo autuar suas ideias, com base em sua percepção visual-espacial da realidade.

O que é chamado de palavra na língua oral recebe o nome de sinal em Libras e deve ser denominado de gesto ou mímica, pois, não possui estas características. Da mesma forma que nas línguas orais temos os pontos de tensões dos fonemas, na língua de sinais temos os pontos de tensões que são expressos por toques no corpo do usuário da língua ou no espaço neutro. A Língua de Sinais dá possibilidades de expressar diversos assuntos, pensamentos e ideias, por meio dela é possível abrir-se qualquer conceito, concreto ou abstrato, emocional ou racional, complexo ou simples.

A língua brasileira de sinais e uma modalidade de comunicação que tem adquirido maior visibilidade na sociedade, na medida em que se aumentam os movimentos surdos a favor de seus direitos, conforme a cultura e a língua própria do povo surdo.

Para compreender a existência cultura surda e necessária aborda-se desta deixando de lado o preconceito e abrindo a superioridade. Esta preocupação de surdo deu lugar às aparições de numerosos professores que desenvolveram, simultaneamente, seus trabalhos com o sujeito surdos de maneira livres em diferentes países.

Conhecer os fundamentos filosóficos, culturais, históricos, sociais que devem orientar a educação de surdos, a fim de que possamos verificar a língua de sinais como veiculadora da construção da  identidade  surda  na  aquisição  de  conhecimentos  e  na  interação  com  a sociedade.

Relatório 2.

    A cultura, a linguagem e dialogo são fatores essenciais para o desenvolvimento do endivíduo. É justamente esta é a área comprometida no surdo. Por isso reconhecer o surdo em toda suas potencialidades é fundamental. O desenvolvimento linguistico e a aprendizagem de uma lingua são fundamentais para a formação do conhecimento. A criança surda se depara com muita dificuldade devido ao aspecto do desenvolvimento linguistico,suas potencialidades de desenvolvimento de estruturas e funçõe são as mesma das crianças ouvintes. Diante dessas questões pode se concluir que o portador de surdez tem as mesma possibilidade de desenvolvimento linguistico que a pessoa ouvinte, somente que tenha suas necessidades comunicativas supridas.

    Pela área da saúde e educacional o endivíduo com surdez pode ser considerado parcialmente surdo. O indivíduo parcialmente surdo ou com deficiencia auditiva são pessoas com surdez leve e moderada. A surdez leve impede o indivíduo de  perceber sons distantes e os fonemas das palavras,mais não impede a aquisição normal da lingua oral. A pessoa com surdez moderada apresenta perda auditiva,ocasionando atraso de linguagem ou alterações articulatórias. O indivíduo considerado surdo é aquele com surdez severa e profunda. A surdez severa o indivíduo consegue ouvir apenas sons próximos. A surdez profunda priva o indivíduo a informações auditivas necessárias para perceber e identificar a voz humana,impedindo-o de adquirir a lingua oral,nesse caso fazendo-se necessário o uso da lingua de sinal.

    A lingua de sinais é antes de tudo imagem do pensamento do surdo e faz parte da experiencia da comunidade surda.Por isso a uma importancia de uma formação consiente das crianças surdas,a partir do acesso a sua lingua natural terá possibilidade destinta no seu desenvolvimento global,equipando-se para uma busca da sua cidadania .                              

      E area de estudo que analisa a combinação das palavras para a formação de frases. Nesta disciplina serão abordados dois aspectos relacionados a sintase de      libras; as    expressões   faciais e a estrutura da frase. Esses dois aspectos estao  relacionados para fins didáticos. São  abordados separados, apresentam-se entre a interface entre a sintese, a   fonologia   e a semantica .        

SEMANTICA: E a area de estudo do significado na linguagem.

      A comunicação pode ocorrer de diversas formas  para nos expressarmos ,nem sempre recorremos a  linguagem  falada ou sinalizada  no caso    de duas  pessoas  não falarem a mesma  lingua   terão que encontrar outra forma  para se comunicar como apontar para objetos ,fazer desenhos ,usar gestos para expressar suas idéias . As expresssões facias também fazem parte da comunicação humanas . Através delas podemos revelar emoções, sentimentos e intenções para o nosso interlocutor. No caso de linguas de sinais as expressões faciais fazem papel   fundamental  e devem  serem estudadas  detalhadamente. Dessa  forma  o interlocultor da criança surda e o proprio surdo é o lugar de contato para os alunos e dentro  das instituições ou escolas para surdos . O professor   dentro  da sala de aula  possibilita para que os alunos encontrem possibilidades da construção  em linguas de sinais mas também  percebam como surdos. Construindo sua identidade  e  assumindo    papéis   na interação, principamente  ao  professor sendo o ouvinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (407.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com