TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

Por:   •  16/10/2020  •  Monografia  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL – USCS

MBA em Gestão Estratégica de Vendas

Pablo Ramos Cruz

Disciplina: Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

 

Prof° Me. José Bernardo Éneas de Oliveira

São Caetano do Sul

2020

Sumário

1        Introdução        3

2        Pesquisa Teórica        4

3        Estudo de caso        5

3.1   Pacificação        6

3.2   Ações        7

4   Referências        8

  1. Introdução

Apresenteremos nesse trabalho o estudo de caso da Empresa X, uma empresa de origem familiar, cujo o seus principais produtos são pães e biscoitos finos destinados a exportação.

Com aproxidamente 50 anos de existencia, localizada a 250km de São Paulo a empresa possui em seu quadro de funcionarios 570 colaboradores em regime CLT e outros 17 empregados terceirizados.

Atualmente a Empresa X vem enfrentando diversos problemas e difuculdades em sua gestão atual. A dificuldade em desenhar um sistema de gestão eficiente e eficaz, resultou uma greve por parte de seus colaboradores ocasionando diversos prejuizos como atraso na entrega dos produtos e descomprimento na entrega de prazos contratuais.

Seu então fundador, embora aposentado ainda intefere nas decisões de seus diretores, diretores estes filhos de seu primeiro casamento.  

Atualmente a empresa estuda uma mudança no modelo de gestão, e visa a implantação do planejamento estratégico e ainda projeta um crescimento de 4% em sua carteira de cliente.

A baixa eficiencia e produtividade de lideres mais antigos, sugere a renovação na ocupação dessas posições e atualização nos processos de produtividade operacional, com essa renovação e falta de comunição entre a direção da empresa e os colaboradores provocam diversos rumores sobre dispensa coletiva, ocasionando uma queda na produtividade fabril e uma certa insegurança por parte dos colaboradores.

Apresentaremos a seguir alguma sugestões de melhorias e soluções baseados no modelo de gestão do conhecimento, baseando-se no conetúdo e metodologia praticado em sala, sobre a ministração do Prof° Me José Bernardo.

  1. Pesquisa Teórica

As empresas familiares no Brasil são importantes socioeconomicamente, elas correspondem aproximadamente a 12% do PIB no setor do agronegócio; 3% na indústria e 54% na prestação de serviços, segundo dados de pesquisa realizada pelo SEBRAE (2013).

A análise abordada neste trabalho, traz algumas definições sobre empresas familiares, apresentando seu conceito de acordo com artigos revisados, abordando a forma de funcionamento e indicando as principais características dessas organizações. Consequentemente, aponta as maiores dificuldades encontradas neste modelo de empresa, identificando qual a problemática na direção destas e sugerir mudanças em seu plano de gestão. Para isso, é de suma importância analisar o ambiente cultural e seu meio de gestão (cultura organizacional).

Manter uma empresa de forma competitiva e principalmente estratégica no mercado corporativo atualmente é uma tarefa bastante desafiadora, seja ela gerida por familiares ou não. Por mais organizada que a empresa seja, divergências e conflitos começam a aparecer de maneira sutil. Relações afetivas, cultura tradicional da família ou mesmo por razões emocionais podem impactar deforma negativa o relacionamento profissional dos membros e consequentemente afetar toda a empresa e o trabalho desenvolvido (BEZERRA, 2009).

  1. Estrutura do Projeto

  1.  Pacificação

A cultura organizacional é responsável pela formação de toda uma identidade da empresa, refletindo na forma como a mesma desempenha suas atividades, e está presente em todo tipo de corporação.

Em empresas familiares, a cultura organizacional é centrada na figura do fundador, o qual cria-se uma base para o desenvolvimento de uma cultura específica por meio da introdução de valores e comportamentos próprios ou familiares em seu negócio.

No caso da Empresa X, a cultura da empresa ainda é muito centralizada em seu fundado, ainda que aposentado possui uma imagem de autoridade dentro da organização e influencia diretamente nas estratégias e no plano de gestão da atual direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (88.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com