TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS (MPE’S) DE RONDON DO PARÁ/PA: UM ESTUDO REALIZADO COM MPE’S SITUADAS NA RUA DUQUE DE CAXIAS

Por:   •  9/5/2020  •  Monografia  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

SIDCLEI DE SOUZA GONÇALVES

A GESTÃO DE PESSOAS NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS (MPE’S) DE RONDON DO PARÁ/PA: UM ESTUDO REALIZADO COM MPE’S SITUADAS NA RUA DUQUE DE CAXIAS

RONDON DO PARÁ

MARÇO 2020

SIDCLEI DE SOUZA GONÇALVES

A GESTÃO DE PESSOAS NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) DE RONDON DO PARÁ/PA: UM ESTUDO REALIZADO COM MPE’S SITUADAS NA RUA DUQUE DE CAXIAS

Projeto de TCC apresentado como requisito parcial para obtenção de conceito na Disciplina Trabalho de Conclusão do Curso I, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus de Rondon do Pará, Pará.

Orientador: Prof. Dr.  Leandro de Oliveira Ferreira

RONDON DO PARÁ

2020[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO.

           A Gestão de Pessoas (GP) passa constantemente por mudanças em razão do avanço de tecnologias e da globalização, afetando diretamente na competitividade do mercado de trabalho (Pinheiro & Souza, 2013). No cenário atual, o conhecimento passou a ser um diferencial nas organizações, onde os empregados são um dos principais ativos. As empresas, portanto, tem necessitado cada vez mais investir em pessoas, buscando reter e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos (Pinheiro & Souza, 2013).

Com o aumento da competitividade e globalização, as empresas passaram a disputar os trabalhadores mais talentosos, visando melhorar seu capital intelectual (Siqueira & Alves, 2016).

Porém, os processos organizacionais de gestão de pessoas têm exigido cautelosa atenção, por não mais apenas bastar selecionar e contratar funcionários, é necessário motivá-los à proatividade na busca dos resultados almejados pela organização. Segundo Boog e Castro (2002), o capital humano deve ser considerado um ativo valioso a ser desenvolvido e que pode viabilizar os ganhos da empresa, ao invés de ser visto como algo considerado perecível.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Existe processo de gestão de pessoas nas MPE’s localizadas na rua Duque de Caxias na Cidade de Rondon do Pará?

1.3         OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Demonstrar os processos de gestão de pessoas nas MPE’s localizadas na rua Duque de Caxias na cidade de Rondon do Pará.

1.3.2 Objetivos Específicos

a) Apresentar o processo de agregar pessoas.

b) Apresentar o processo de aplicar pessoas.

c) Apresentar o processo de recompensar pessoas.

d) Apresentar o processo de desenvolver pessoas.

e) Apresentar o processo de manter pessoas.

f)  Apresentar o processo de monitorar pessoas.

1.4.        JUSTIFICATIVA

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), As micro e pequenas empresas representam cerca de 27% do PIB do país e são responsáveis por cerca de 52% dos empregos com carteira assinada. Em virtude disso é de extrema importância as boas práticas e políticas de Gestão de Pessoas para manter e atrair bons colaboradores.

A pesquisa pretende entender se existe algum processo de gestão de pessoas nas MPE’s, em uma amostra aleatória de 30 empresas localizadas na rua Duque Caxias na cidade de Rondon do Pará. Essa pesquisa busca demonstrar e apresentar os processos de gestão pessoas nas MPE’s de Rondon do Pará, os quais se destacar (Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar). Chiavenato (2004, p. 5) diz que “as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas Missões.

A pesquisa justifica - se, pois, contribuir para aprimorar ou utilizar os processos de gestão de pessoas nas empresas estudadas como amostra. No entanto O estudo também pode servir para base de outros trabalhos acadêmicos do curso de administração. Por fim, além de ser uma área de interesse do graduando este estudo propulsionou a oportunidade de pôr em pratica conhecimentos adquiridos durante o curso.

2.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2. Gestão de pessoas

“A gestão de pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos, tanto organizacionais quanto individuais” (GIL,2007 p. 17). Para Chiavenato (1999, p.8), “Gestão de Pessoas ou ARH (Administração de Recursos Humanos) é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações”.

           A gestão de pessoas encarrega-se por selecionar as pessoas certas para desempenharem as mais diversas funções dentro das organizações, torna-se uma missão desafiadora, que quando alcançada gera resultados positivos para as partes envolvidas. Nesta perspectiva, Squena e Moreira (2015, p.1), complementam ao dizer que “A gestão de pessoas tem por missão encontrar pessoas que apresentem indicadores condizentes com a necessidade das funções nas organizações, que sejam capazes de fazerem com que estas alcancem os objetivos esperados”.

2.1 0 contexto da gestão de pessoas

           De acordo com Chiavenato (2008) 0 contexto da gestão de pessoas e formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. Assim, o contexto em que se situa a Gestão de

Pessoas e representado pelas organiza~6es e pelas pessoas. Sem organiza~6es e sem pessoas não haveria a Gestão de Pessoas.

2.2 Conceito de Gestão de Pessoas

Segundo Chiavenato (2008) A Gestão de Pessoas (GP) e uma área muito sensível a mentalidade que predomina nas organizações. Ela e extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com