TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PUBLICA

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Católica de Petrópolis

Gestão publica

Aluno: Celso C. B. Figueira de Mello

Curso: Administração

Resenha GP no Brasil

Para entender o contexto da reforma gerencial, ele nasce no final da década de 70 e passa a se estabelecer na década de 80 em alguns países, mostrando excelentes resultados principalmente na Oceania.

A partir desse momento citado começa a surgir esse movimento que Bresser Pereira trás quando fazia parte do governo Fernando Henrique. Começando a estabelecer um plano para  esse novo modelo no Brasil.

Uma boa definição para o gerencialismo é que ele adestra a burocracia para fazer parte da administração publica gerencial, visando melhorar o sistema anteriormente usado, não o eliminando por completo.

As empresas na época tinham a necessidade de um estado mais ágil e flexível. Preocupado no resultado e não mais tanto nos processos. Com a globalização o administração privada tomava novos rumos, isso fez com a administração publica também mudasse para acompanhar.

A administração publica gerencial tinha como palavra ordem a “cultura gerencial”, diferente de anteriormente, buscando os resultados e a eficiência. O foco em tanta eficiência como dito é para reduzir os custos desse estado entregando mais resultados.

Tendo como seu plano: Expansão das funções econômicas; Desenvolvimento tecnológico; Globalização; Reduzir custos; Aumentar qualidade; Eficiência; Cultura Geral

A logica usada pelo ex ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, é diminuir custo, aumentar a qualidade e entregar uma melhor relação custo beneficio. Dando também mais autonomia aos seus gerentes, ao em vez de avaliar os meios como ocorria antes com a burocracia, começa e se dar mais importância para os resultados finais. Pensado na qualidade e custo em primeiro plano. Usando estratégias da administração privada para a publica.

Resumindo a reforma gerencial veio trazer uma pegada mais privada para a administração publica. Fazendo com que ela “beba da mesma fonte” da privada. O que ocorre ate hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com