TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PUBLICA

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Católica de Petropolis

Celso Figueira de Mello

RESENHA 3

Petropolis - RJ

2020

O artigo aborda o tema em participação popular em um caso de politica de esporte em Santa Catarina. O texto nos mostra a importância da implementação de políticas públicas em prol da sociedade. A primeira reflexão a ser feita é quando aparece o tema da Politica publica para debate surge a ideia de onde estarão localizado os indivíduos dentro dessas politicas públicas, pois na forma que é elaborado os projetos normalmente estão longe da participação comunitária. O texto nos mostra como a participação publica pode realmente mostrar o interesse comum da sociedade, coisa que normalmente não vemos muito.

Diante dessa reflexão podemos acima vimos no texto como Bobbio (1988) define Estado como “Aparato administrativo com a função de prover a prestação de serviços públicos e possuidor do monopólio legítimo da força”. Depois dessa definição podemos dizer que a função do estado como o próprio artigo diz é: um sistema de governo isolado, eleito pelo povo, que visa, individualmente, administrar os bens comuns e prover serviços públicos, na figura de Lei. Mesmo após essas definições a sabemos que o estado principalmente esta para o auxilio e escolha do bem comum, o que muitas vezes não acontece já que os interesses de partidos políticos esta acima da própria vontade popular.

Utilizando os argumentos citados posso falar de um dos pilares da democracia que é a representação. Fica a pergunta, no Brasil estamos usando corretamente esse pilar? No Brasil por causa da ausência de representatividade do povo e o interesse particular para reger a opinião publica este pilar esta sendo usado da forma incorreta.

Existem diversas maneiras de incluir a sociedade no debate e decisão publica fazendo com que governo e cidadão andem juntos. Podemos velas em, por exemplo audiências públicas organizadas pelos órgãos legislativos, com debates promovidos a fim de entender à necessidade de cada sociedade e, assim, chegar à um entendimento favorável a todos. Também é usado em outras formas de consultas publicas. Agora a duvida é se ela são eficazes ou se realmente estão dando o direito de todos participarem.

Quando discutimos de politica publica temos que se fazer necessário a participação de todos os setores da população, isso torna tão complexo o tema. O que tem ocorrido no senário brasileiro é que a democracia e a politica publica acontecem de forma correta, isso não se tem duvida nem questionamento, agora o povo não se sente totalmente representado e que em certos momentos tem vontade de participar mais intensamente, coisa que teoricamente não é necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com