TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

EXERCÍCIO AVALIATIVO – PROVA 1

DISCIPLINA:

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS

PROFA.

GRAZIELLE LABANCA DO PRADO SANTANA

Baseado no material disponibilizado em sala, responda as questões apresentadas:

  1. Leia o texto “Como ter uma cadeia de suprimentos a prova de terremotos?” e responda a questão abaixo.

“Como ter uma cadeia de suprimentos a prova de terremotos?”

Depois do ocorrido com a Toyota como consequência do forte terremoto que abalou o Japão (e muitas empresas ao redor do mundo), a Toyota quer ter uma cadeia de suprimentos a prova de terremotos em até 5 anos.

Para alcançar este objetivo, eles trabalham com três ideias:

* trabalhar com peças padrão, vindas de diferentes fornecedores;

* ter mais estoque de peças críticas;

* cada região deve ser independente na busca por seus fornecedores.

Todas as três opções farão a cadeia de suprimentos ser mais preparada para superar os efeitos de um terremoto.

A primeira permite que a empresa passe a comprar peças de um fornecedor que não tenha sido afetado. A segunda permite que eles trabalhem com seus estoques internos por um período. No entanto, isto ainda requer que as redes de transporte sejam restabelecidas de maneira rápida. Além disso, espera-se que estes estoques críticos sejam mantidos em locais a prova de terremotos também – imagine que você tem um estoque de microchips para 6 meses de produção, mas que o teto do armazém cai em cima do seu precioso estoque (ou que eles derretam num possível incêndio). A terceira ideia também vai ajudar (criar regiões independentes), mas pode trazer problemas. Se uma peça é fabricada numa região de baixo risco, e por ser uma peça muito específica deva ser fabricada num único lugar (por razões de custo), então para que insistir que ela seja feita em 5 ou 6 plantas diferentes? Esta iniciativa pode ter mais relação com o gerenciamento do risco associado às taxas de câmbio.

Baseado no texto “How to quake proof a supply chain” de Gerard Cachon e Christian Terwiesch, publicado no blog Matching Supply with Demand. Tradução e adaptação feitas por Leandro Callegari Coelho e autorizadas pelos autores exclusivamente para o Logística Descomplicada. http://www.logisticadescomplicada.com/como-ter-uma-cadeia-de-suprimentos-a-prova-de-terremotos/ Acessado em 20/12/2011.

Analise as propostas sugeridas pela Toyota e escreva as consequências positivas e negativas identificadas por você para esta nova gestão de estoque e planejamento da demanda.

  1. Qual a importância da gestão de materiais?

  1. Sabemos que os recursos de uma empresa são tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza (no sentido econômico do termo). Exemplifique tipos de recursos de uma organização.
  1. A Administração de Recursos Materiais engloba uma sequência de operações. Quais são elas?
  1. Conceitue os principais tipos de estoque, exemplificando cada um deles:
  1. Matérias-primas: são todos os itens utilizados nos processos de transformação em produtos acabados. Todos os materiais armazenados que a empresa compra para usar no processo produtivo fazem parte do estoque matérias-primas, independentemente de serem materiais diretos, que se incorporam ao produto final, ou indiretos, que não se incorporam ao produto final
  1. Produtos em processo: correspondem a todos os itens que já entraram no processo produtivo, mas que ainda não são produtos acabados. São os materiais que começam a sofrer alterações, sem, contudo, estar finalizados.
  1. Produtos acabados: são todos os itens que já estão prontos para serem entregues aos consumidores finais. São os produtos finais da empresa. Os produtos acabados são bem conhecidos por nós em nosso dia-a-dia, e itens como os de revenda enquadram-se nesta categoria.
  1. Peças de manutenção e materiais auxiliares
  1. Classifique os materiais de estoque em:

Diretos: Também denominados materiais produtivos ou matérias-primas, são aqueles que se agregam ao produto final, isto é, saem como produto final. Exemplo: pneus de automóvel e o copo de um liquidificador.

      Indiretos: Também denominados materiais não produtivos ou materiais auxiliares, são aqueles que não se agregam, isto é não saem como produto final. Exemplos: óleos de corte das máquinas ferramentas que são utilizados na usinagem de um material direto.

  1.  Toda a gestão de estoques está pautada na previsão do consumo do material. A previsão de consumo ou de demanda estabelece estimativas futuras dos produtos acabados comercializados e vendidos. Existem duas categorias para realizar as previsões de demanda, classifique-as, explicando cada uma.

- Quantitativa: evolução das vendas no passado, variáveis cuja evolução e explicação estão ligadas diretamente às vendas, variáveis de fácil previsão, relativamente ligadas às vendas e influência da propaganda e;

- Qualitativas: opinião dos gerentes; opinião dos vendedores; opinião dos compradores; pesquisas de mercado.

  1. Um gerente de logística afirma que os estoques de manutenção devem ser administrados com a mesma relevância que os estoques de matéria-prima e de componentes em uma indústria. Você concorda com a opinião do gerente? Justifique sua resposta.
  1. Apesar das políticas de estoques variarem de empresa para empresa, estas políticas são embasadas pelas mesmas diretrizes. Identifique estas diretrizes e discorra sobre elas.
  1. Defina e de um exemplo de lead time:  o tempo necessário para um produto percorrer todas as etapas de um processo ou fluxo de valor, do início até o fim. Lead time é o processo em dias ou horas desde a compra do produto até o consumidor final. 

    Exemplo: vc compra um produto no site das lojas americanas e eles te pedem 10 dias para te entregar. Estes 10 dias é o lead time que é o processo da compra até a entrega no consumidor final que é vc
     
  1. Explique sucintamente o que é demanda dependente e demanda independente. Cite alguns exemplos.

Os itens de demanda dependente são aqueles que estão ligados aos planos de produção ou a itens pai, estão também dentro de uma estrutura de produto e logicamente dependem da demanda deste nível hierárquico para serem programados, sendo assim, por exemplo, todos os itens comprados seriam de demanda dependente.

Já os itens acabados, o produto final, são de demanda independente não dependendo de outro nível de estrutura para serem calculados e fabricados. Outro exemplo de demanda independente são as peças de reposição, pois são fabricadas de acordo com um pedido direto do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (286.1 Kb)   docx (371.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com