TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO E INOVAÇÃO PRINCÍPIOS GERAIS DA INOVAÇÃO

Por:   •  30/5/2020  •  Artigo  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NO AMBIENTE DIGITAL

GESTÃO E INOVAÇÃO

PRINCÍPIOS GERAIS DA GESTÃO

JÚLIA CIDA ZIMMER

2020

UNIVERSIDADE FEEVALE

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

JÚLIA CIDA ZIMMER

GESTÃO E INOVAÇÃO

PRINCÍPIOS GERAIS DA INOVAÇÃO

Orientador (a): Profa. Dra. Moema Pereira Nunes e Profa. Me. Luciana Gehlen

Novo Hamburgo

2020


GESTÃO E INOVAÇÃO

PRINCIPIOS GERAIS DA INOVAÇÃO

ZIMMER, J.[1]

Luciana Gehlen; Moema Pereira Nunes.[2]

INTRODUÇÃO

        Todos sabem que os trabalhadores estão em busca de inovação para se manter no mercado de trabalho, em meio ao maquinário e tecnologias que substituem o trabalho humano, uma das opções é se especializar na manutenção e manuseio das novas tecnologias para não ficar de fora das evoluções dentro das empresas.

        A inovação é um tema bastante abordado atualmente por diversas organizações em todo o mundo, pois é através dela que gestores trabalham dentro das empresas para obter vantagens em cima da concorrência ou para se manter no mercado de trabalho (BISNETO, 2016). Entre as principais formas de inovação de uma empresa, está a implementação de um plano de negócios, no qual, o gestor terá uma ampla visão sobre o processo, recursos e setores empresariais, assim como, conseguirá detectar pequenas falhas a serem trabalhadas para o melhor funcionamento do mesmo.

Podemos citar o Canvas, como um modelo de negócios, ele foi desenvolvido para facilitar e melhorar processos da organização, podendo ser aplicado em empresas de diferentes áreas de atuação e diferentes portes.

REVISÃO TEÓRICA

A importância da inovação no ambiente de trabalho tem sido bastante discutida atualmente. Sua busca é necessária para que haja aumento do desempenho e produção de uma empresa (DIAS et al., 2014). Dessa forma, oferta-se novas descobertas, para o melhor funcionamento da equipe.

Para que haja destaque entre as organizações, é necessário que se aplique inovações constantes. A tentativa de inovar é realizada com o objetivo de ganho de lucro e disputa pelo mercado (REAL, 2014). Pode-se dizer que a inovação é um processo desenvolvido ao longo do tempo, o qual se compõe conforme algumas medidas e atividades aplicadas.

Pode-se dizer que além de aplicar a criatividade em um processo de inovação, a mesma é uma tomada de risco, que trará novos resultados para a empresa. A introdução de ideias irá ocasionar crescimento operacional e lucrativo para o negócio, tendo a possibilidade de conquistar novos clientes.

É possível que a inovação seja aplicada de diferentes maneiras, como uma forma totalmente distinta de realizar determinadas tarefas, ou ainda, operando pequenas mudanças a algo já definido. Essas alterações podem otimizar um processo, produto e/ou serviço. A empresa pode ainda, optar por aplicar mudanças concentradas em apenas uma área, bem como, ter um multi foco.

Muitos dos trabalhadores buscam formas de inovação, a fim de proporcionar crescimento e desenvolvimento da empresa, novos cargos, ou para não perder oportunidades no mercado de trabalho. A aplicação dessa atividade pode ser feita de diversas maneiras, originando em benefícios a organização, tencionando vantagens para seus superiores e benefícios para funcionário e aprimorando a organização no mercado de trabalho. A ferramenta Canvas é uma das iniciativas disponíveis para inovar.

MODELO CANVAS

A ferramenta Canvas é um modelo de organização empresarial, a qual pode ser utilizada como um plano de negócios inovador e eficaz, por ser aplicado em diferentes realidades, facilitando o desenvolvimento do serviço realizado por empresas de portes e áreas de atuação diferenciados (CARRASCO, 2014).

O método utilizado é descritivo, analisando e observando o plano empresarial, em que empreendedores descrevem um estudo de sua empresa mencionando os principais clientes e a relação com os mesmos, relevantes recursos, canais de venda, parceiros e atividades, assim como custos fixos. Para avaliar seus principais lucros e despesas, os processos de serviços prestados planejam soluções cujas vantagens oferecerão impactos positivos no plano empresarial e descomplicarão as complexidades do funcionamento de uma empresa.

O uso e aplicação desta ferramenta é facilitado em qualquer ambiente profissional. Por ser de caráter inovador, o Canvas registra e analisa todo trabalhado ministrado pela empresa, assim como a importância do serviço oferecido (OSTERWALDER, 2010). O processo de inovação pode ser desenvolvido em organizações já existentes, ou novos negócios, por se tratar de um recurso utilizado na organização de atividades empresariais e determinação do andamento de um novo negócio, por conta do caminho livre de gastos desnecessários e com melhor funcionamento da equipe.

Entre tantas as formas de utilização do Canvas, uma delas é através de post-its, que podem ser de diferentes cores para indicar a situação atual da empresa e a proposta de inovação, e diferenciar as áreas empresariais (PIGNEUR, 2010). A utilização desse material permite também uma fácil alteração e visualização do processo por conta da diferenciação das cores. Por meio da atual situação da empresa, se faz possível o aperfeiçoamento dos serviços prestados, simplificação do processo de produção empresarial e/ou o corte de gastos. Dessa forma, a organização terá um melhor funcionamento dos setores, velocidade no processo e desenvolvimento e melhorias em relação a números.

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA EMPRESA ESCOLHIDA 

A empresa escolhida para a utilização do Canvas é a WT.AG, uma agência de publicidade com sede na cidade de Novo Hamburgo RS, a qual está presente também na capital de São Paulo. Sua atuação é de âmbito nacional, fornecendo seus serviços a empresas de diferentes segmentos, entre eles, calçadistas, varejistas, bancários. Criada em 2003, atualmente possui mais de 50 funcionários em suas duas sedes. No ano de sua criação, seu foco era na produção de sites de empresas do ramo de calçados, setor de crescimento no Rio Grande do Sul. Com o passar do tempo, a WT.AG passou por processos de transformação, os quais ampliaram sua oferta de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com