TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO- LIDERANÇA - PROF GUSTAVO

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE 1 - GESTÃO- LIDERANÇA - PROF GUSTAVO

1) Quais as vantagens/desvantagens, e em quais tipos de organizações podem ser utilizadas os estilos de liderança Autocrática, Liberal e Democrática? *

*A Liderança Autocrática tem como base líderes que assumem um papel mais autoritário no trabalho, onde todas as decisões finais são tomadas pelo líder, nenhum conselho ou sugestão é dado por pessoas ao redor e espera-se que a equipe apenas acate a decisão sem questionamentos. Como vantagem deste tipo de liderança pode-se citar:

- A agilidade nos processos de decisão, pois dependem somente do líder da equipe;

- A equipe tende a ser mais produtiva, especializada e focada em tarefas especificas, pois existe uma certa pressão por parte do líder;

Porém, assim como existem vantagens, as desvantagens deste tipo de liderança também podem ser citadas, como por exemplo:

- Os riscos de o líder ser visto como um ditador pela equipe são grandes, e assim pode-se gerar um certo nível de tensão, stress e conflitos dentro do time;

- Os membros da equipe podem se sentir desvalorizados e inadequados pois não contribuem com novas ideias e decisões, gerando assim um grau de ansiedade maior e diminuindo (ou reduzindo a zero) as contribuições do grupo que geralmente não recebem nenhum tipo de recompensa ou reconhecimento pelo trabalho realizado;

- O líder pode se sentir sobrecarregado em função da centralização de tomada de decisões;

Este estilo de liderança é utilizado em locais em que um alto nível de controle de processos é necessário, como em situações onde o liderado possui pouca ou nenhuma experiencia e necessita de mais direcionamento e em equipes muito grandes. Bastante aplicado nos setores militar e industrial.

 

*A Liderança Democrática tem como base líderes mais abertos à participação, sugestões e contribuições da parte da equipe, inclusive incentivam essa participação dos colaboradores. Como vantagens pode-se citar:

- A interação entre o líder e a equipe;

- Uma maior preocupação com a motivação do time, bem como a satisfação e bem estar de todos na equipe, estimulando o bom relacionamento e desenvolvimento destes que geralmente acabam sendo mais responsáveis e produtivos;

- Valorização da contribuição de todos no time;

Como na liderança autocrática, neste tipo de liderança também existem desvantagens, entre elas:

- Pode ocorrer uma maior lentidão no processo decisório;

- Exige um alto nível de maturidade e experiencia da equipe;

- Risco de perda de controle de determinadas partes do processo, pois se as funções não forem claras o suficiente ou os prazos estabelecidos forem menores do que o necessário, pode acarretar em projetos inacabados e problemas de comunicação.

Este tipo de liderança é mais funcional com especialistas que conhecem seus trabalhos e realizam suas responsabilidades sem muita necessidade de supervisão, como exemplo podemos citar o setor de construção civil e universidades.

 

*A Liderança Liberal tem como base um líder que presume que as pessoas na equipe possuem um alto nível de maturidade, tanto que sua presença não é tão necessária, contando muito com a capacidade de autogestão da equipe. Como vantagens deste tipo de liderança pode-se citar:

- Liberdade para tomada de decisões;

- Confiança no trabalho prestado pelos colaboradores;

- Descentralização da tomada de decisões e menor burocracia.

Como desvantagens pode-se tomar os exemplos a seguir:

- Pode ocorrer uma baixa produção por conta da falta de orientação, feedback e controle de qualidade do trabalho;

- Alguns colaboradores podem não se adaptar a esta forma de liderança, gerando assim um sentimento de falta de direcionamento;

- Individualismo e pouco respeito com a figura do líder.

Este estilo de liderança gera bons resultados em equipes formadas por profissionais maduros e capazes de trabalhar com altos níveis de autonomia e responsabilidade. É bastante indicado a organizações que estejam envolvidas em processos criativos e de desenvolvimento de produtos, como por exemplo agências de publicidade e empresas de design.

2-) Qual a contribuição de Robert R. Blake e Jane Mouton nos estudos sobre liderança? Como funciona a teoria por ele proposta?

-Jane Srygley Mouton  teórica da administração americana.                                                                                                -Robert R. Blake  também teórico americano da administração. Juntos fizeram um trabalho pioneiro no campo da dinâmica organizacional desenvolvendo o Modelo de Grade Gerencial, que tenta conceituar a gestão em termos de relações e estilo de liderança.

Origem

A origem foi o desenrolar de idéias que levou a complementação de concepções contidas nos estudos da Ohio State, os quais demonstraram, com bastante clareza, que existem duas dimensões fundamentais no comportamento dos líderes nas organizações empresariais.

A primeira dimensão procura avaliar o grau em que o líder se preocupa com o bem-estar, o conforto e a segurança de seus liderados. A segunda dimensão está mais voltada para o grau pelo qual o líder define seu próprio papel e sinaliza aos subordinados o que se espera que eles façam, isto é, está mais relacionada com a realização das tarefas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com