TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geopolítica e Regionalização e Integração

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

Geopolítica e Regionalização e Integração

QUESTIONÁRIO.

1- Por que o Brasil lutava para ter um assento no conselho de segurança da ONU?

R: De acordo com Antônio Jorge Ramalho, essa luta por um assento permanente é uma tradição brasileira advinda da época da Segunda Guerra Mundial quando o então presidente estadunidense Roosevelt comprometeu-se a apoiar a candidatura do Brasil a um assento permanente, assentos esses ocupados pelos vencedores da guerra, os aliados que receberam importante auxílio brasileiro.

2- Explique quais foram os reais motivos que levaram o Brasil a pleitear tal assento?

R: Possuir o assento permanente no Conselho de Segurança seria, para o Brasil, tornar-se o representante da América do sul colaborar com a manutenção da paz ao redor do mundo, fortalecer as instituições e, como fez em 1907 na segunda conferência da paz de Haia, defender o direito pelo qual seus estados soberanos devem ser tratado de maneira equânime no direito internacional.

3- Qual a importância de um país ter um assento na ONU, onde somente um grupo seleto tem esse privilégio?

R: De acordo com analistas, fazer parte deste grupo lhes permite a negociação do voto, do posicionamento, em troca de outras formas de posicionamento, em troca de outras formas de beneficio, ou seja, trocar este voto garantido pelo assento por algo do interesse nacional, possuir essa vaga por si só já representa estabilidade institucional, despertando interesses para criação de mecanismos de aprimoramentos de pautas econômicas, políticas e até mesmo sociais.

4- Para que ocorram relações internacionais existe uma formalidade da qual se consagra através de um tratado. Qual foi esse tratado e quando isso aconteceu?

R: A convenção de Viena sobre direito dos tratados, adotada internacionalmente em 1969 e reconhecida pelo Brasil em 2009 (decreto 7030/2009) é código mínimo qual deve ser seguido para elaboração de tratados sendo necessário que estes sejam escritos; entre sujeitos de direito internacional (como estados e organizações) e o reconhecimento e assinaturas das partes e seus representantes.

5- No tema abordado sobre o Conselho de segurança da ONU, qual foi a análise feita pelos analistas da geopolítica? Explique.

R: De acordo com o explicado durante o programa, o Conselho de Segurança da ONU é não apenas um instrumento de manutenção da paz, mas também envolve diversos fatores geopolíticos do cenário mundial e seus atores, possuir um dos assentos passa uma mensagem clara ao mundo: “somos um país estável e poderoso” dado a importância das decisões tomadas pelo conselho. Participar de tal grupo seleto abre caminho para transações em níveis políticos econômicos e sociais proporcionando uma maior visibilidade do mundo quanto a disponibilidade de negociação do voto e até mesmo do apoio dos membros do conselho para assuntos de importância internacional.

6- Sabemos que a geopolítica trata das relações internacionais e que o Brasil tem uma relação com Cuba. Qual foi a obra que o Brasil ajudou a realizar em Havana? Explique qual o interesse e o sentido de tal ação para a geopolítica.

R: O Brasil financiou a construção de um porto em Havana, Cuba, como parte de uma iniciativa para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com