TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao de Custo

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE CUSTOS

        

MANAUS-AM

2015

  1. Bárbara Theyane
  2. Cristiane Nogueira
  3. Débora Samara
  4. Eliane Costa
  5. Larissa Paulain
  6. Luiz Fernando
  7. Maysa Costa
  8. Rafaela Gomes

 GESTÃO DE CUSTOS

        

        

                Trabalho apresentado a disciplina de Gestão de Custos, ao Prof.º: Daniel Castro. Dos alunos da ADM132N02, para obtenção de nota da N3.

MANAUS-AM

2015

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        

2 – DESENVOLVIMENTO        

2.1 – CUSTEIO DIRETO        

2.2 – MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO        

3 - CONCLUSÃO        

4 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        

1 – INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre Custeio Direto, onde o mesmo é apresentado como uma ferramenta gerencial, que exigi o confronto entre a estrutura de custo da empresa e o nível mínimo de vendas para viabilizar essa estrutura. Para isso é necessário qualificar separadamente os custos fixos e variáveis e aplicar o conceito de margem de Contribuição Liquida. De fácil aplicação contábil, o custeio direto fornece bases mais amplas para enfrentar a concorrência de preços e permite estabelecer diretrizes financeiras mais flexíveis. Iremos demonstrar como o custeio direto é realizado, quais são as suas vantagens e algumas das suas aplicações na prática administrativa utilizados nas organizações.

         

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – CUSTEIO DIRETO

O Custeio direto é um método que destaca o peso da estrutura organizacional e produtiva da empresa e força o confronto entre a capacidade instalada e o nível de atividade, orientando a elaboração de estratégias que buscam otimizar o uso dessa estrutura. Para tanto, parâmetros, indicadores e ferramentas gerenciais são utilizados.  Dentre estes, destacam-se o custo variável unitário, a margem de contribuição unitária e total, a análise custo- volume-lucro, as metas de vendas e de lucratividade, o mix ótimo de produtos e o orçamento flexível.

O Demonstrativo de Resultados do Exercício sob Custeio Direto evidencia quatro informações relevantes:

  1. Somente os custos variáveis integram os custos dos produtos;
  2. A margem de contribuição é a medida de desempenho antes do pagamento dos custos fixos;
  3. Não existe, em nível de produto, o conceito de lucro;
  4. Os compromissos financeiros fixos por período e o seu peso no resultado final são destacados.

Apesar da diferença de enfoque em relação ao Custeio por Absorção, deve-se observar que o Custeio Direto também passa ao largo dos custos de oportunidade do não atendimento de pedidos especiais, dos custos da não qualidade e dos custos sociais e ambientais.

É comum considerar que o custo variável unitário, normalmente representado pelo material direto utilizado em cada produto, é constante por unidade produzida. Se por exemplo, a fabricação de uma unidade de produto consumir 5kg de material, a produção de duas unidades deverá consumir 10kg do mesmo material e assim por diante. Essa hipótese de custos variáveis unitários constantes facilita a análise e as projeções das informações e, em razão disso, é muito utilizada na elaboração de orçamentos e de projetos.

EXEMPLOS - CUSTEIO DIRETO: UM PRODUTO

A empresa Bonés & Bonés, localizada em Apucarana- PR, produz bonés sob encomendas e também lança modelos próprios. O proprietário da empresa, que também exerce a função de gerente de logística, sabe que os atributos de qualidade, prazos de entrega e custos são fundamentais para o sucesso do negócio.

  

O arranjo organizacional e produtivo da empresa permite-lhe produzir e comercializar 1.000 bonés/dia. Variação de volume, para mais, de até 50%, pode ser absorvida pela estrutura atual, isto é, sem a necessidade de alterar o custo fixo. Os gastos com materiais estão apresentados na Tabela 10.1.

 

Com base na Tabela 10.1, pode-se estimar o custo de material por boné produzido como R$ 0,98. Esse é o custo variável unitário de material, pois para fabricar dois bonés irá se consumir duas vezes mais material e assim por diante. A quantidade de material consumido depende da quantidade produzida, o que caracteriza custo variável. Pode- se usar essa informação para estimar o custo de material para o processamento de lotes diferente de outros tamanhos. A Figura 10.3 ilustra o comportamento do custo de material em função do volume produzido.

 

Tendo avaliado vários arranjos organizacionais, e devido á disponibilidade de mão de obra qualificada na região, a Bonés & Bonés optou por terceirizar as operações necessárias para a confecção dos bonés, pagando por unidade processada. As operações que foram terceirizadas estão descritas na Tabela 10.2.

Sob as condições do arranjo organizacional da Bonés & Bonés o custo de mão de obra direta é R$ 0,60 por unidade. Assim, o custo total de mão de obra direta também pode ser interpretado como variável, porquanto depende do volume produzido. A Figura, 10.4 ilustra o comportamento do custo de mão de obra direta em função do volume produzido.

 

Além dos custos de material e de mão de obra existem outros custos que apresentam variabilidade com o volume produzido. Para a Bonés & Bonés, os custos de combustíveis para atender à logística de transporte de uma operação industrial para outra apresentam alguma relação com o volume transportado. A Tabela 10.3 apresenta o histórico dos custos de energia e combustíveis.  

Na Bonés & Bonés, é inegável a existência de uma associação entre o volume produzido e os custos indiretos de energia e de combustível consumidos. A despeito dessa constatação, não é prudente classifica-los como custo variáveis. Uma análise mais detalhada pode evidenciar que esses custos são de natureza híbrida, isto é, contêm uma parcela fixa e uma parcela variável. A parcela fixa independe do volume produzido, enquanto a parcela variável mantém uma associação positiva com o volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com