TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental No Contexto Da Sustentabilidade

Por:   •  1/9/2023  •  Monografia  •  3.819 Palavras (16 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ADRIANO SIQUEIRA FREM

GESTÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE

ARARUAMA

2023


[pic 2]

ADRIANO SIQUEIRA FREM

GESTÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental.

                                             

ARARUAMA

2023

GESTÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE

Adriano Siqueira Frem[1]

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO-  

O trabalho tem como objetivo geral discutir a gestão ambiental no contexto da sustentabilidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa bibliográfica. A gestão ambiental abrange um conjunto de políticas, protocolos administrativos e estratégias operacionais que visam a prevenção, eliminação ou mitigação de danos ambientais decorrentes de atividades ou empreendimento.  Isso inclui todas as etapas do ciclo de vida de um produto, desde o planejamento e criação até a operação, expansão, realocação ou desativação. O objetivo é coibir os impactos negativos e preservar a integridade do meio ambiente. A sustentabilidade dos negócios depende da integração de fatores econômicos, ambientais e sociais nas operações para reduzir os danos causados ​​ao planeta e aos residentes. Os regulamentos da ISO 14001 no Brasil exigem que as empresas priorizem a gestão ambiental ao produzir e processar seus produtos para evitar danos ecológicos. Conclui-se que na busca pela sustentabilidade, as empresas devem priorizar a gestão ambiental como fator chave.  Isso implica formular estratégias efetivas que priorizem o retorno do investimento social, ambiental e econômico, enfatizando a preservação e proteção dos recursos naturais em todos os aspectos da vida. Como um compromisso com o planeta e uma responsabilidade com a sociedade em geral, a gestão ambiental deve permanecer na vanguarda de todos os empreendimentos corporativos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão ambiental. Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável.


  1. INTRODUÇÃO

No cenário econômico de hoje, as empresas que buscam melhorar suas iniciativas de gestão ambiental e sustentabilidade não visam apenas melhorar sua imagem pública, mas também aumentar sua vantagem competitiva, promover inovação e fortalecer relacionamentos com seus clientes. Esses clientes são particularmente atraídos por empresas socialmente responsáveis ​​e ambientalmente conscientes, pois essas qualidades se alinham com seus valores e expectativas de interação com organizações éticas (BELLEN, 2013).  

A importância de ser uma empresa sustentável precede a lucratividade, pois a não priorização da sustentabilidade pode levar à ruína da empresa. Portanto, as empresas precisam priorizar a sustentabilidade em seus processos, produtos e relacionamentos com clientes para garantir a lealdade de seus consumidores (BELLEN, 2013).

Nas últimas décadas, o tema da sustentabilidade tem sido um tema frequente de discussão e implementação. Mas quando as empresas avaliam a necessidade de adotar práticas sustentáveis, muitas vezes optam pelo desenvolvimento sustentável.  Essa decisão pode resultar do reconhecimento da necessidade ou da resposta a uma demanda crescente de consumidores com consciência ecológica.  Independentemente do motivo, é legal que mais empresas estejam agindo para serem sustentáveis (HEPPER; HANSEN; SANTOS, 2016). Surge a seguinte questão: qual a importância da sustentabilidade para a gestão ambiental?

A hipótese é que incorporar mecanismos de preservação e sustentabilidade ambiental deve ser o foco de qualquer organização, exigindo a reformulação de ideais tradicionais e normas desafiadoras na administração pública e privada em todos os níveis.  A implementação de conhecimento técnico em vários níveis é imperativa para o estabelecimento de programas de preservação ambiental, métodos ecologicamente corretos de conservação de água e energia e adesão a métodos ecológicos inovadores que promovem práticas sustentáveis. É importante reconhecer que tais práticas irão melhorar a otimização de recursos e promover um futuro mais sustentável enquanto cultivam novos hábitos de gestão ambiental.

O trabalho tem como objetivo geral discutir a gestão ambiental no contexto da sustentabilidade. E objetivos específicos: descrever gestão ambiental; compreender sustentabilidade, abrangendo seus indicadores e o desenvolvimento sustentável; identificar os aspectos da gestão ambiental relacionados a sustentabilidade.

Justifica-se a relevância do trabalho para profissionais da área e acadêmicos frente a percepção de que a gestão ambiental se encontra introduzida a ideia de desenvolvimento sustentável. Diante disso é enfatizada a importância do planejamento cuidadoso das atividades para que os resultados de uma unidade não prejudiquem outras. As empresas que almejam credibilidade no mercado devem incorporar considerações ambientais em suas tomadas de decisão. Um Sistema de Gestão Ambiental integrado é a marca de uma empresa responsável, com uma área dedicada que prioriza o cumprimento das exigências dos órgãos ambientais e planeja criteriosamente a utilização de equipamentos e processos de acordo com as necessidades específicas e os impactos ambientais do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com