TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão De Recursos Humanos Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  19/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

EAD – ENSINO A DISTÂNCIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Cacau Show

Nome: Daniele Estefani Andreo Perino   RA: 2300740

Nome: Nicolas Andrade de Lima             RA: 2307718        

Nome: Bruna Damasceno Carneiro         RA: 2310356

Nome: Kimberly Caetano de Arruda       RA: 2310069

Nome: Ivete Vaz da Costa                       RA: 2318512

Nome: Gabrielle Malachias Batista          RA: 2316015

Lençóis Paulista

2023

SUMÁRIO

1 Introdução...............................................................................        3

2 Fundamentos da administração..............................................        5

3 Comunicação empresarial.......................................................       7

4 Tecnologia da informação........................................................    14

Conclusão..................................................................................     16

              Referências bibliográficas...........................................................    18

3

INTRODUÇÃO

Este Projeto Integral Multidisciplinar tem como objetivo desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, através do levantamento das características e práticas existentes na empresa Cacau Show.

A empresa foi fundada em 1987, na cidade de Casa Verde, São Paulo, por Alexandre Tadeu Costa, e em 2008 a empresa ultrapassou a Rocky Mountain se tonando assim a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo.

Hoje a empresa possui mais de 1000 lojas espalhadas pelo Brasil, e está começando a expansão mundial com uma unidade própria na colômbia.

Ao longo de sua trajetória, esteve em constante desenvolvimento, criando parcerias estratégicas o que ajudou a empresa chegar no pontêncial que é hoje.

A Cacau Show conta com diversas fabricações de chocolates, desde ao leite, recheado, com brindes e também as versões mais light sendo até 85% cacau, fazendo assim a empresa lucrar milhões com vendas todos os anos.

 Tendo assim este trabalho o propósito de retratar o conhecimento teórico adquirido no decorrer do bimestre nas disciplinas já mencionadas e aplica-lo de forma prática ao funcionamento da empresa escolhida, foi feita sua divisão em três capítulos, para melhor atingir suas finalidades.

No primeiro capítulo, analisa-se os fundamentos da administração que tem por objetivo, englobar diversas teorias, técnicas, conceito e ferramenta. Fazer e acontecer os desejos e objetivos das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades.

No segundo capítulo, analisa-se a comunicação empresarial, que é a relação de disponibilização de informações de uma empresa com seus diversos públicos. A comunicação interna é uma das coisas mais importantes dentro da empresa, ela reflete diretamente na cultura organizacional e na forma que os colaboradores veem a empresa. Tendo assim 3 etapas para um bom planejamento de comunicação sendo

4

elas: Comunicação institucional, Comunicação mercadológica e Comunicação interna.

No terceiro capítulo, analisaremos as técnicas de informática utilizadas dentro da empresa, ela é de suma importância tendo como base analisar dados específicos e planejar a jornada de negócios de acordo e também fornecer muitas ferramentas que podem resolver problemas e planejar o crescimento futuro da empresa.

Este trabalho foi elaborado com pesquisa exploratória, estudando o caso, através da análise das informações disponíveis na internet pela empresa e também com uma pesquisa bibliográfica sobre a parte teórica, além dos conhecimentos adquiridos durante as aulas.

5

2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Os fundamentos da administração, são fundamentais para que a empresa consiga se organizar desde o início da sua fundação, existem diversos conceitos, técnicas e maneiras de descrever sobre o que é a administração.

Chiavenato (2012, p. 12) diz que “a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências a fim de alcançar objetivos organizacionais”.

Para Maximiano (2012, p. 6) administração “é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. O autor ainda acrescenta dizendo que o processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas de processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

E por mais abrangente que possa ser a administração por si só, e não sendo uma “ferramenta” criada exclusivamente para ser usada nas organizações das empresas, ela é fundamental e utilizada diariamente dentro das instituições empresariais.

Os fundamentos administrativos utilizados ao início da criação da empresa Cacau Show, buscava uma organização mais centralizada, focada em realizar de maneira ágil e objetiva as tarefas necessárias para realizarem as encomendas dentro do prazo estipulados. Já que seu produto incialmente era vendido de porta em porta, em pequenos comércios, como padarias, lanchonetes e pequenos mercados. Os fundamentos administrativos com padrões organizacionais de produção eram fundamentais para o andamento do seu negócio assim como a boa relação e comunicação interna e externa com seus funcionários e colaboradores. Além de vender o produto, buscou também informações técnicas como: fabricar, conservar, embalar e o que mais fosse necessário para o crescimento e melhoramento da sua empresa.

6

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVA

  As funções administrativas são, entre outras: planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas devem ser definidas e executadas para que a organização consiga realizar as ações que definiu como necessárias para concretizar o proposito maior da existência da empresa, isto é, para que realize a sua missão.

O administrador deve buscar referencias para poder encontrar fundamentos que se encaixe na prática do dia a dia da sua empresa. Uma das primeiras pessoas a pôr em pratica os fundamentos administrativos foi um homem chamado: Frederick Winslow Taylor, considerado como o percursor da eficiência da indústria, que também pode ser conhecido como “pai da organização científica do trabalho”. Seus estudos foram primordiais para o desenvolvimento industrial no início do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (578.5 Kb)   docx (665.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com