TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Documental

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.565 Palavras (15 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 15

UNIFAI

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO

Marcelo Jorge Batista dos Santos

ÉTICA DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO

São Paulo

2018

Marcelo Jorge Batista dos Santos

ÉTICA DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO

Trabalho apresentado à disciplina Teoria Geral da Administração, ministrado pelo Prof. Marcelo Monte, para obtenção de nota parcial.

São Paulo

2018

SANTOS, M. J. B

Ética do profissional bibliotecário. São Paulo: UNIFAI – Centro Universitário Assunção.

RESUMO

A ética, que é a ciência da moral, deve existir em todos os lugares e ser respeitada por todas as pessoas, uma vez que é base para um bom relacionamento e posicionamento social. Com relação ao trabalho, a ética é fundamental para um desempenho qualificado e promissor, pois através dela o indivíduo mostra seus valores, sua conduta e a firmeza de sua personalidade.

Palavras chave: Ética profissional, Bibliotecário, Biblioteconomia.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DEFINIÇÃO DE ÉTICA        6

3 ÉTICA        6

4 ÉTICA PROFISSIONAL        7

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11


1 INTRODUÇÃO

Os objetivos e os resultados de uma empresa dependem do convívio de pessoas de diferentes origens que se organizam em grupos de trabalho que decidem o futuro da organização ou que executam atividades operacionais diárias que objetivam a materialização de planos estratégicos traçados.

Do ponto de vista da perspectiva, a hierarquia e a divisão do trabalho, preconizados na teoria de Taylor, funcionam como base do funcionamento de uma organização, entretanto os diferentes grupos que se organizam e as especificidades de cada empresa, faz com que um estilo gerencial e uma cultura organizacional se estabeleçam, influenciando comportamentos e atitudes.

Esses componentes quando fomentados, influenciam em uma decisão ou uma escolha, sendo possível entendê-las como dentro de princípios éticos ou não.

Essa mentalidade aponta para cominhos adequados ou duvidosos, que colocam em questão o convívio com pessoas éticas e a procura constante de uma empresa ética tanto para trabalhar como na hora de consumo, principalmente em função da postura idônea em relação à sociedade e o meio ambiente.

Para uma empresa ser ética, não basta só possuir funcionários éticos, a mesma também deverá ser idônea. E tanto funcionário como a empresa devem possuir as mesmas normas de conduta, para que não haja desconforto entre nenhuma das partes.

Para a empresa que segue boas normas de conduta, tanto internas como externas, com certeza verá bons resultados financeiros. Nenhuma empresa sobrevive sem ter lucro e atualmente as empresas que são éticas têm conseguido um destaque no meio corporativo e isso a faz diferente das demais empresas, criando um clima favorável e seguidora para as empresas que assumem uma postura ética e socioambiental.

A proposta desse trabalho será mostrar e evidenciar como os princípios éticos podem conferir maior competitividade, por tornar os funcionários mais motivados, bem como os clientes mais satisfeitos.

 


2 DEFINIÇÃO DE ÉTICA

O termo ética vem do grego ethos, que por sua vez significa caráter, modo de agir de uma pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja, um equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Em outras palavras, ser ético, nada mais é do que

De acordo com Aranalde (2005, p. 10), a definição mais ampla para ética pode ser entendida como uma avaliação crítica da conduta humana perante si mesmo e seus semelhantes. A definição que consta no Michaelis é:

Ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano.

Ainda de acordo com o Michaelis a ética profissional abrange todos os setores profissionais e tem por objetivo interrogar mais amplamente o papel social da profissão, sua responsabilidade, sua função, e sua atitude frente a riscos e ao meio ambiente.

Portanto a ética permeia os valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de uma sociedade.


3 ÉTICA

Em seu sentido de maior amplitude, a Ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. (SÁ, 2001).

A ética então é a avaliação da aceitação ou reprovação das atitudes dos seres humanos para com as outras pessoas e que afeta o meio em que esteja inserido tanto positivamente como negativamente.

A ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações. A ética lida com o que pode ser diferente do que é, da aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal. O comportamento ideal é definido por meio de um código de conduta, ou código de ética. (Maximiano, 2004, p.400)

O termo ética tem muitos significados e ênfases. A ética foi definida como "indagação sobre a natureza e fundamentos da moralidade, sendo o termo moralidade entendido como juízos morais, padrões e regras de conduta". Foi denominada também estudo e filosofia da conduta humana, com ênfase na determinação do que é certo ou errado.

O estudo da natureza geral da moral e de opções morais específicas; filosofia moral; e regras ou padrões que prescrevem a conduta de membros de uma profissão liberal. FERRELL (2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com