TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Empresarial

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Introdução

É senso comum que dentro da organização se faz necessário ter colaboradores motivados, comprometidos e que vistam a camisa da empresa, ou seja, que todos estejam dispostos a contribuir para o crescimento dos negócios. A condição necessária para que o engajamento dos indivíduos leve ao sucesso é ter uma cultura organizacional forte modelada por um dominador carismático - ou um líder na acepção weberiana (WEBER, 2008) – estes dois fatores, cultura e líder, são dois lados da mesma moeda – abordar um deles é tratar do outro.

Este estudo visa discutir a figura do líder como protagonista do processo de conduzir indivíduos através dos objetivos definidos para o sucesso dos negócios - alguém que está no comando e que tem autoridade para comandar e/ou coordenar pessoas, aquele que exerce influência sobre o pensamento e comportamento dos membros de um grupo ou unidade social através da indicação de um exemplo a ser seguido. Ainda mais, os funcionários esperam que um líder saiba onde está indo e que tenha senso de direção, além disto, que seja honesto, visionário, inspirador e competente (KOUZES & POSNER, 2011). Mas o que é ser um líder com estes atributos? Ser honesto significa trabalhar com a verdade e ter princípios éticos. Ser visionário é ter senso de direção, demonstrar e trabalhar interessado no futuro. Ser inspirador significa despertar nas pessoas o desejo de fazer, encorajar a ir além e compartilhar seu entusiasmo com todos. Ser competente tem a ver com a capacidade de conseguir que as  coisas sejam feitas, pois é a competência que inspira a confiança e através dela se conduz algo adiante.

Há diversas definições encontradas para liderança. Em minha opinião destacam-se aquelas que afirmam que "[...] a liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo" (CHIAVENATO, 2014a, p. 107) e que "[...] a liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação" (Id., p. 89).

Desta maneira, este trabalho busca discutir a influência do líder no comportamento organizacional, em até que ponto ela vai e quais são as ferramentas e/ou comportamentos que podem ser utilizados para mobilizar os indivíduos para que se atinja os resultados definidos para os negócios.

Se a liderança é indispensável para o desempenho e avanço da organização, pois é ela quem conduz os liderados na execução dos seus trabalhos e na consecução dos objetivos traçados, define-se que o problema a ser tratado por este artigo é identificar como o líder influencia seus subordinados para que eles atinjam os resultados esperados para o sucesso do negócio.

A hipótese relacionado ao problema demonstra que para ser líder é preciso se ter a competência de caráter relacional, isto é, a liderança pressupõe uma relação, entre duas ou mais pessoas, fundamentada no exercício da influência (COELHO, 2016). Liderança, então, é uma atividade que envolve o poder de influenciar pessoas para que elas se empenhem voluntariamente em prol dos objetivos do grupo. O papel do líder “[...] é resumido em duas dimensões – concentração nas tarefas e concentração nas pessoas” (ROBBINS, 2007, p. 376).

Percebe-se, então, que o líder atualmente desempenha um papel central nas organizações - influenciar os funcionários. Neste sentido, as habilidades para influenciar as pessoas vêm ganhando cada vez mais importância e relevância. Liderança e influência são conceitos intimamente relacionados. Na verdade, a fonte de influência permite identificar a figura de um líder.

[...], a ideia comum que faz parte de várias definições diz que liderança envolve influenciar as atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas. Mesmo quem não é líder pode influenciar outras pessoas, mas os líderes exercem uma influência desproporcional (SPECTOR, 2006, p. 494).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com