TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Empresarial

Por:   •  31/5/2021  •  Resenha  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 5

d) Reflita sobre esta afirmação do enunciado do fórum:

As organizações vêm enfrentando um cenário mercadológico de alta concorrência e caracterizado por consumidores mais exigentes quanto à qualidade dos produtos e serviços. Nesse sentido, configurou-se como premissa nas organizações a preocupação continua pela busca da otimização dos seus processos, bem como da sua adequação e funcionamento, visando garantir maior estabilidade no segmento de mercado e diferenciais competitivos que as destaquem dos demais concorrentes.”

e) Considerando as leituras, os vídeos, a afirmação acima, e tendo como pano de fundo as Quatro funções da Administração (PODC), escreva um texto respondendo a: qual futuro pode-se esperar de uma organização que pratica uma gestão errática, como o porquinho da animação?

Pedimos que você refletisse sobre a importância de uma gestão correta, uma gestão não errática/cega, para o alcance de objetivos de qualquer organização, sabendo que a base da gestão são as 4 Funções da Administração, ou funções administrativas, o PODC (planejamento, organização, direção e controle).

f) O texto terá uma primeira parte teórica e uma segunda parte prática, conforme pede o enunciado: “Compartilhem suas percepções tendo como referência a indicação bibliográfica das unidades e exemplifiquem a partir da sua experiência profissional.” Experiência não significa somente o que vemos na empresa em que trabalhamos, mas o que observamos na PRÁTICA administrativa ao nosso redor.  Assim, fique livre para dar o exemplo que desejar, de uma prática administrativa que reforce/sustente o que você afirmar na parte teórica.

g) Todo texto obrigatoriamente precisa ter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim, sua postagem deverá ter no mínimo seis parágrafos, já que você fará uma breve introdução, abordará cada uma das quatro funções administrativas e fechará com uma exemplificação ou confirmação contendo um fato da prática que reforce o que você afirmou sobre “qual futuro pode-se esperar de uma organização que pratica uma gestão errática, como o porquinho da animação?  “

h) Reforçando: seu texto não será abordará apenas o planejamento, mas as quatro funções da Administração.

i) Serão consideradas a clareza do texto, a organização e objetividade na exposição das ideias e a correção gramatical. Para isso observe a sequência de ideias e faça revisão do texto.  Uma ótima “dica”: leia seu texto em voz alta.  Este exercício nos faz perceber rapidamente as necessidades de acerto.

Baseado nos estudos pode perceber que não adianta apenas ter características de um empreendedor para administrar uma empresa, pois há aqueles que sabem liderar e cativar a sua equipe, mas não tem organização o suficiente para colocar os projetos planejados em prática.

Ou então, sabem organizar a produção muito bem, mas sofrem no controle, pois não sabem estabelecer e comparar parâmetros adequadamente.

Então verificamos que não é suficiente ter aptidão em uma funções sem levar em consideração a outra. Por isso, é importante trabalhar cada uma dessas quatro funções da administração (PODC) para dar à empresa a estabilidade que ela precisa para atingir seus objetivos.

As quatro funções administrativas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas compreendem um grande universo de ações que o administrador deve tomar para atingir os objetivos de maneira eficiente.

Através do planejamento o gestor, estabelecerá os objetivos da empresa e por quais caminhos deverá percorrer para chegar até eles.

O planejamento deverá ser pensado e discutido,  levando em conta os aspectos internos da empresa e os aspectos do mercado (cenários futuros),

O cenário mercadológico deve ser bastante estudado para embasar ao máximo as projeções e estratégias que serão adotadas.

Como colocar em prática o que foi planejado?

Organizando os recursos da empresa. Ou seja, definindo como o projeto será feito e distribuí-lo entre os departamentos e profissionais correspondentes.

Buscando a máxima produtividade de eficiência, isto é, em menor tempo, com menor desperdício possível e atendendo as demandas mercadológicas, sem prejudicar a qualidade da entrega.

Para que está função, o administrador precisa ter capacidade de organização (individual e coletiva), visão sistêmica e conhecimento sobre os  métodos e processos produtivos.

Dirigir significa liderar. Ou seja, a capacidade de mobilizar os recursos humanos para que todo o planejamento e execução sejam realizados de forma correta, assim alcançando os resultados desejados.

Dirigir não é apenas a distribuição de tarefas, mas sim como influenciar e motivar todos os departamentos da empresa de maneira positiva.

A gestão precisa ter liderança, pois é necessário manter os colaboradores satisfeitos coletivamente, sem prejudicar as finanças da empresa.

Controlar envolve a criação de padrões de desempenho, avaliação deste para que e as possíveis ações corretivas para redirecionar os esforços no caminho correto dos objetivos inicialmente traçados.

Para controlar a empresa, é necessário de analisar, mas, assim como no planejamento, é fundamental se basear em números.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (216.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com