TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Empresarial

Por:   •  15/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Trabalho Final

Disciplina:  ESG

MBA: Gestão Empresarial

Docente: Ana Paula Arbache

  1. Questão: Responda as questões que seguem: (3.0 Pontos)
  1. Qual a diferença entre a agenda da sustentabilidade e a agenda ESG        ?

Apesar de seguir a mesma logica e convergirem para alguns temas em comum, como desenvolvimento sustentável, aspectos sociais, ambientais e transparência é correto afirma que agenda ESG, é uma jornada para transformação do negócio e envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que visa melhora a qualidade de vida e isso tudo sem deixar de gerar benefícios econômicos, a diferença entre as duas é a visão da agenda ESG para gerar valor econômico e agenda de sustentabilidade estabelece diretrizes para melhorar o mundo.

  1. Em 2004 a ONU faz uma provocação ao mercado financeiro de inserir a pauta da sustentabilidade em seu ambiente, mas isso não aconteceu naquele momento. Quando isso foi atendido com maior tração e quem foi um dos grandes responsáveis por isso?

Kofi Annan, em 2016 que promoveu a iniciativa de criação dos Princípios do Investimento Responsável. O PRI é um grupo de investidores que passariam a considerar aspectos ambientais, sociais e de governança, ou seja, ESG em suas decisões de investimento.

  1. Vimos que, mesmo com a Lei anticorrupção em vigor, muitas empresas ainda não seguem suas determinações. Como as empresas e líderes podem atuar em conformidade com essa Lei? Por que ela é importante para ESG?

A lei anticorrupção veio para coibir a atuação de empresas em esquemas de corrupção e assim, evitar que grande prejuízo aos cofres públicos, com a lei sendo aplicada corretamente e as grandes empresas criando áreas ou departamento responsável por traçar diretrizes claras de governança corporativa e com isso diminuir risco e consequentemente diminuir a exposição das empresas e de seus responsáveis em relação a comportamentos irregulares ou ilegais.

Com adoção de diretrizes claras e politicas de governanças e claro integrando as práticas ambientais, sociais, nesses novos setores, podemos afirmar que ficara mais difícil às empresas não cumprirem as metas do ESG.

  1. Questão:  Leia as questões abaixo e responda (2,0 pontos)

  1. O caso da campanha do Bradesco conhecido como “segunda sem carne”, faz um chamado para consumidores diminuírem o consumo de carne e contribuírem para a redução dos gases de efeito estufa. Isso é uma orientação da Agenda 2030 e a empresa, ao chamar blogueiras para fazer esse comunicado ao seu público de relacionamento, estava demarcando o seu posicionamento nesse sentido. No entanto, os desdobramentos do caso foram desastrosos para o banco, comprometendo seus negócios e sua imagem. Esse é um caso típico de uma ação que ficou fora de uma estratégia mais elaborado para praticar e comunicar ESG. A carência de uma estratégia legítima de ESG e alinhada aos negócios pode gerar danos, mas, muitas empresas para entrar na “onda” do ESG recorrem a que tipo de prática, como denomina essa prática?

Greenwashing(lavagem verde) : É uma prática em que uma empresa usa a imagem de sustentabilidade e responsabilidade social para tentar se promover, ou seja inclui a emissão de discursos voltados para a preservação do meio ambiente que não acontecem na prática ou seja empresa não tem uma estratégia de ESG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com