TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Operacional

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  1.467 Visualizações

Página 1 de 6

1) Em que consiste cada etapa do ciclo PEAC?

O ciclo PEAC é dividido em quatro etapas: planejamento, execução controle e avaliação. O planejamento se refere a entender orientações, definir metas e objetivos para serem insumos para a próxima etapa. A etapa de execução se refere ao treinamento de pessoas para fazerem o que foi planejado, além de serem levantados dados que serão utilizados na etapa de avaliação que é a próxima etapa. Na avaliação são utilizados os dados coletados, analisado o esperado e o resultado alcançado e também é nessa que se sugerem correções. A última etapa é a de controle, na qual é feito o controle do planejamento e são feitas as devidas correções, lembrando que é um ciclo e essas atividades são contínuas.

2) Em Administração Pública, como Gestão Operacional pode ser definida?

A gestão operacional dentro da Administração Pública e de acordo com Malmegrim, pode ser definida como um grupo de atividades que foram planejadas e realizadas diretamente na prestação de serviços públicos.

3) Quais são os três ciclos de gestão PEAC da Administração Pública?

Os três ciclos são: ciclo de gestão para políticas públicas, ciclo de gestão de planos de ação e ciclo de gestão das ações organizacionais.

4) As principais características de cada um dos ciclos de gestão são examinadas por meio de variáveis que permitem uma percepção comparada entre os ciclos. Descreva os pontos críticos dos ciclos de políticas públicas e de planos e programas em função da variável Importância Relativa das Etapas.

No ciclo de gestão das políticas públicas, temos um ponto crítico no item em que quando ocorre um déficit em determinada área, há uma análise extensa do conteúdo e não uma reformulação da política relacionada ao mesmo, o que impactará outros ciclos. E também a avaliação feita pelas próprias organizações ou externa, é dispendiosa, o que leva com que a mesma não seja feita com certa regularidade.

O ciclo de planos e programas tem os seus dados e instrumentos estudados de forma exaustiva por órgãos como Tribunais e controladorias, em todas as esferas.

5) Quais impactos que os pontos críticos descritos na questão 4 causam na Gestão Operacional?

O impacto causado é o ponto no qual quando uma avaliação indica déficit, o foco da revisão do mesmo é nos dados dos programas e planos, e não uma reanálise do grupo de políticas utilizadas.

6) Porque no ciclo de gestão de políticas públicas as etapas de avaliação e controle são de difícil execução?

Essa dificuldade se deve ao ciclo ser relativamente longo, o que pode durar até mais que o tempo de um gestor em seu cargo. Exemplo é a troca de governo, onde algumas etapas como avaliação podem acabar sendo deixadas de lado e não serem feitas.

7) Porque o ciclo de gestão de planos e programas é o que exerce impacto mais direto na Gestão Operacional?

Porque os gestores que estão focados nesse ciclo dedicam o mesmo tempo para a execução de cada uma das etapas do PEAC, possuem um modelo de gestão altamente definido, além de possuir indicativos regulamentados de acordo com o método e as ferramentas utilizadas. Esses itens já garantem a execução de um melhor ciclo de gestão operacional.

8) Descreva as características do ciclo de Gestão de Ações com base nas variáveis: relativa das etapas do ciclo, modelo de gestão, indicativos de institucionalização, processos decisórios e sistemas de informação.

Na relativa das etapas do ciclo há uma pressão sempre crescente, quando mais o usuário entende a qualidade daquele serviço mais ele deve ser melhorado para atender ao desejado. O modelo de gestão é um ciclo prescritivo que está associado ao controle em si.

Os indicativos de institucionalização são os que a burocracia é mais nítida na prestação de serviços e analisar os problemas na gestão operacional das atividades facultativas.

Por fim temos os sistemas de informação que servem como área de apoio como, por exemplo, para órgãos de planejamento e orçamento da esfera federal.

9) Justifique porque a etapa controle é tão importante no ciclo de Gestão Operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com