TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Operacional

Por:   •  2/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
DIRETORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS[pic 1][pic 2]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

ALUNO: ANTÔNIO CARLOS SANTIAGO FREITAS

PÓLO: ARAGUAÍNA

[pic 3]

Gestão Operacional – Atividade 01

[pic 4]

Para realizar as atividades, siga as orientações a seguir:

Estas atividades foram previstas para serem executadas à medida que forem assinaladas na leitura das seções Uniformizando Conceitos e Expectativas, Ciclos de Gestão na Administração Pública, e Controle Operacional e as Demandas do Estado e da Sociedade. Se você precisar de aprofundamentos ou de conhecimentos adicionais. Escolha as ações-alvo considerando a facilidade que você tem para coletar informações sobre elas; por exemplo: entrevistas, leituras de documentos legais, planos e relatórios e acesso a sites específicos etc. Lembre-se de que todas as atividades são simulações de análises iniciais para verificar sua compreensão geral dos temas abordados, empregadas em situações reais.

 

Todas as atividades têm respostas abertas, não existe apenas uma resposta considerada verdadeira ou correta. Os resultados dos trabalhos devem ser entendidos como percepções, e não como diagnósticos aprofundados. Nesta atividade vamos contextualizar a Gestão Operacional face às gestões de nível superior. O objetivo é analisar o impacto dos ciclos de gestão de políticas públicas e de planos e programas no ciclo de Gestão Operacional.

 

Orientações específicas

 

Responda às questões a seguir.

Em caso de dúvida, faça uma releitura da primeira seção – Uniformizando Conceitos e Expectativas. Para complementar sua pesquisa, busque pelo tema: Campanhas de Vacinação contra Poliomielite, acessando sites de saúde: federal, estadual e municipal; jornais ou revistas. Registre suas respostas para discuti-las com seu tutor, ou mesmo com seus colegas.

 

01. Qual política pública de nível federal trata do tema?

        A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este programa é referência internacional de política pública de saúde, por conseguir erradicar, através de vacinas, doenças de alcance mundial como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil).

        No caso da poliomielite, as campanhas nacionais de vacinação, no Brasil, iniciaram-se na década de 1960. O alcance se dava de forma restrita, sendo aplicadas doses em apenas alguns estados brasileiros. Como política pública, atingiu sua efetividade com os Dias Nacionais de Vacinação, proposto pelo Ministério da Saúde em 1980, com a meta de vacinar todas as crianças menores de 5 anos em um só dia. Nesse processo, várias negociações foram necessárias junto aos estados, mas destaca-se a decisão política e o papel desempenhado pelo governo federal para que os objetivos fossem alcançados.

02. Qual programa do PPA contempla a ação nacional?

        Na esfera federal, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite faz parte do PNI, este sob responsabilidade da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. As ações são regidas pelo Plano Nacional de Saúde 2016-2019.

03. Quais papéis dos Estados e dos municípios na prestação desse serviço público têm a característica de “nacional”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com