TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Operacional

Por:   •  10/5/2015  •  Dissertação  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

1ª Atividade- Gestão Operacional

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite fazem parte da Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde. A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada de vários atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o planejamento estratégico do Ministério da Saúde que visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do SUS, e é considerada pelos gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

Com foco na imunização contra a Poliomielite foi implantado no Brasil o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com campanhas de vacinação de crianças menores de cinco anos, e isso levou a uma queda significativa na incidência da doença no país.

O Plano Plurianual (PPA) orienta o Estado e a sociedade no sentido de viabilizar os objetivos da República. O Plano apresenta a visão de futuro para o País, macrodesafios e valores que guiam o comportamento para o conjunto da Administração Pública Federal.

Por meio dele o governo declara e organiza sua atuação, a fim de elaborar e executar políticas públicas necessárias. O Plano permite também, que a sociedade tenha um maior controle sobre as ações concluídas pelo governo.

Esse ciclo exerce impactos mais diretos na Gestão Operacional do que o ciclo de políticas públicas:

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde desenvolveu um dos melhores e mais complexos programas de imunização do mundo, em parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais, citado como referência mundial pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. Hoje, 96% das vacinas oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) são produzidas no Brasil ou estão em processo de transferência. O Ministério da Saúde, por meio da Secretária de Vigilância em Saúde, trabalha continuamente na ampliação da prevenção no combate ao controle e erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o PNI oferece gratuitamente 44 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças, incluindo 26 vacinas, das quais 16 estão no Calendário Nacional de Vacinação, e estão disponíveis em 36 mil postos de vacinação pelo SUS.

O PNI (Programa Nacional de Imunizações) a partir de 2003 passou a integrar a DEVEP/SVS - Secretaria de Vigilância em Saúde, inserido na CGPNI (Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações), que é responsável pelas as ações de vacinações em todo território brasileiro.

O objetivo principal do PNI (Programa Nacional de Imunizações) é de oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente em nosso país, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os estados e municípios.

Portanto cabe aos Estados coordenar as ações, quanto garantir a estrutura e operacionalização necessárias para realização do Programa Nacional de Imunizações. O município é responsável pela execução da campanha de vacinação nas ações do PNI e é seu papel tornar obrigatória a vacinação seja em sua rotina ou em campanhas.

Os fluxos de recursos físicos informacionais (A qualidade do processo decisório do gestor operacional depende, em grande parte, dos produtos e dos serviços informacionais para avaliação, utilizando essa informação para interpretar aspectos da realidade das ações operacionais e tomar decisões e ajustar se necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com