TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Informação

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Gestão da Informação

Curso: Gestão Pública

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Faça a leitura do texto Tópicos Emergentes do Sistema de Informação Gerencial disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sistema-de-informacao-gerencial/23741/ (disponível na Midiateca) e, em seguida elabore uma análise crítica, levando em consideração os itens abaixo. (3,5 pontos)

Sua análise deverá conter:

• A demanda de mercado para os sistemas de informação;

• A utilização de tecnologias de última geração;

• A relação entre os sistemas de informação e a tomada de decisões nas organizações.

Sua dissertação deve contemplar quatro parágrafos:

• No primeiro parágrafo apresente uma introdução sobre o mercado para os sistemas de informação;

• No segundo parágrafo, apresente sua análise sobre as tecnologias de última geração e os sistemas de informação;

• No terceiro parágrafo, faça uma análise da relação dos sistemas de informação e a tomada de decisões nas organizações;

• No quarto parágrafo, apresente a sua conclusão abordando os principais aspectos dos sistemas de informações gerenciais.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/pdf/tau_2012.pdf) e veja como realizar citações e referências.

Não resta a menor duvida de que a realidade do mercado corporativo exige que as empresas invistam cada vez mais em sistemas de informação que garantam suporte confiável para a tomada de decisões. Diante disso, poderão fazer parte da competitividade e entrar no mercado atingindo maiores lucros bem como resultados positivos. Com a globalização e o mercado em constante evolução, o perfil do consumidor atual exige produtos de alta qualidade a um baixo custo. Além disto observa-se que o número de empresas entrando no mercado é cada vez maior; que a competição de preços e outros tipos de dimensões competitivas (como a qualidade) tem se tornado cada vez mais acirradas fazendo com que o processo de desenvolvimento de sistemas de informações assume importância fundamental para a competitividade das indústrias no mercado.

Atualmente, a utilização de tecnologias de última geração, possibilita a construção de sistemas e aplicação em um curto período de tempo, capaz de atender a volumes de utilização consideráveis. As empresas utilizam os sistemas de informação como grandes aliados capazes de proporcionar benefícios significativos na gestão da empresa e buscando sempre evolução e melhoria em seus sistemas exigindo que cada vez mais novas tecnologias sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas. O impacto da utilização dos sistemas de última geração será o aumento da eficiência global nos diversos setores da economia. Na contabilização dos benefícios deve ser considerada além da praticidade, do aumento de vendas e da diminuição dos custos, a significativa redução de tarefas burocráticas.

Ressalta-se, também, que os sistemas eficientes e atuais tornam-se necessários para apoiar a tomada de decisões e as atividades de trabalho nos diversos níveis e funções organizacionais. Os diversos sistemas de informação existentes permitem que as empresas criem documentos interativos que se estendem a funcionários, fornecedores e clientes, auxiliando de maneira segura e eficaz nas tomadas de decisões. Com essas soluções, a empresa pode aumentar a produtividade, aprimorar a comunicação , fortalecer sua vantagem competitiva e relacionar-se de maneira mais estável com os clientes.

Com isso, observa-se que a globalização proporciona o desenvolvimento de tecnologia da informação e que os sistemas são instrumentos cada vez mais utilizados pelas empresas na procura da diferenciação no mercado de trabalho. Portanto, é preciso que as organizações invistam em profissionais habilitados, treinem e capacitem seus colaboradores e invistam em desenvolvimento de novos sistemas de informação.

Fontes de consultas: livro didático e internet (http://www.san.uri.br/~regiane/wp-content/uploads/2010/11/artigo.PDF, http://inf.unisul.br/~ines/workcomp/cd/pdfs/2806.pdf e http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sistema-de-informacao-gerencial/23741)

2. Faça uma pesquisa sobre Redes sem fio (Wireless), e em seguida produza um texto único, de até duas laudas, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos: (3,5 pontos)

a) Identificar tecnologias para Redes Wireless;

b) Analisar os aspectos de segurança de uma Rede Wireless;

c) Avaliar as vantagens do uso desta tecnologia como canal de comunicação em uma rede.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/pdf/tau_2012.pdf) e veja como realizar citações e referências.

As tecnologias de rede estão em constante evolução. A rede wireless é uma inovação sem medidas constituindo-se como uma alternativa ás redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma mais volátil e flexivel.

A rede wireless (rede sem fios) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com