TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade no Setor Público

Por:   •  5/6/2022  •  Abstract  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: José Edison de Lima Junior

Matrícula: 15213110408

Curso: Bacharel em Administração Pública

Polo: Campo Grande

Disciplina: Gestão da Qualidade no Setor Público

AD1

1) Explique as ferramentas da qualidade: 5w2h e Gráfico de Pareto e gráfico de dispersão, exemplificando (aplique em um caso real ou hipotético).

As ferramentas da qualidade colaboram com a consolidação e análise das informações com a finalidade de melhorar processos e resultados agregando valor e qualidade nos serviços prestados.

A 5W2H é usada na elaboração de métodos de execução de tarefas. Como por exemplo: procedimentos padrões e planos de ação para melhoria de um determinado processo ou serviço, esta ferramenta consiste em definir o quê será feito, quando será feito, quem fará, onde será feito, por quê será feito, como será feito e quanto custará, de modo que estas perguntas expostas em uma planilha permite a organização a elaborar os melhores procedimentos que devem ser aplicados, assim como elaborar planos de ação para melhoras.

O gráfico de Pareto consiste em identificar os problemas vitais e os triviais, de modo a relacioná-los aos seus impactos permitindo para o gestor através do gráfico de pareto visualizar os problemas vitais e o impacto que esses possuem de modo a canalizar esforços para resolve-los e proporcionar melhor eficiência no mais curto prazo.

O Gráfico de Dispersão relaciona duas variáveis com a finalidade de verificar se estas possuem relação proporcionando uma visão clara para o gestor das variáveis e ajudando na tomada de decisão, esse diagrama faz uso de um plano cartesiano que colocar uma variável no eixo horizontal e outra no eixo vertical de maneira que ao mudar os indicadores verifica se existe uma relação entre as variáveis um exemplo seria colocar as horas de estudo em um eixo horizontal em um determinado período e no eixo horizontal as notas obtidas de maneira que após pronto será possível verificar através da dispersão dos indicadores se os indicadores possuem relação de causa e efeito.

2) Explicar itens de controle gerencial, proposto por Nassuno, exemplificando.

Os itens de controle gerencial proporcionam o gestor a analisar e acompanhar todo o processo de entrega de um serviço público, de acordo com Nassuno as medidas de desempenho mais frequentes são;

A produtividade dimensiona a capacidade de entrega de um serviço, mensurando o quanto pode ser entregue com a qualidade devida e os meios empregados, observando através desse dado se a oferta é capaz de cobrir a demanda.

O Nível de Atividade é uma medida que dimensiona a complexidade de uma atividade dimensionando fatores como tecnologia, conhecimento técnico entre outros fatores necessários para cada atividade específica.

Os insumos devem ser analisados para que o gestor identifique a cadeia logística dos insumos e gerencie a qualidade e entrega dos mesmos para que estes contribuam com a qualidade e efetividade dos processos

Os Processos precisam ser analisados e controlados para que o gestor proporcione efetividade e eficiência nos processos de produção e entrega dos serviços públicos e somente através dessa análise é possível corrigir possíveis falhas.

Os produtos/ resultados são analisados através da satisfação dos colaboradores, clientes, cidadãos usuários dos serviços públicos, de modo que é observado se os produtos estão entregando o resultado esperado e necessário.

Os Impactos são observados pelo gestor afim de que seja identificado a importância que agrega aquele determinado serviço público em uma comunidade e se este impacto é positivo ou negativo.

Os custos precisam ser analisados e revidados é busca de uma melhor eficiência dos gastos públicos.

A satisfação do usuário é um importantíssimo índice de controle que precisa ser mensurado de forma responsável com a finalidade de atingir tal satisfação ao contribuinte .

A qualidade do serviço precisa ser gerida de modo a acompanhar as demandas, agregar tecnologias e inovações com a finalidade de aumentar sempre a qualidade dos serviços ofertados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com