TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade por setores. Gestão da Qualidade Total - TQM

Seminário: Qualidade por setores. Gestão da Qualidade Total - TQM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

A administração tem um papel muito importante sobre o desempenho das organizações, elas assumiram grande importância na sociedade e na vida das pessoas.

O conceito da administração foi desenvolvido para ser aplicado em qualquer escala de utilização de recursos para se alcançar os objetivos, seja ele individual, familiar, grupal, organizacional ou social. Além de recursos e objetivos, as organizações têm dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho.

Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim, que utiliza os recursos, como trabalho humano e equipamento, para fornecer produtos e serviço.

A divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização. Quando se juntam as tarefas especializadas, realizam – se produtos ou serviços que ninguém conseguiria fazer sozinho.

 Aula-tema: Qualidade por setores. Gestão da Qualidade Total - TQM. Esta atividade é importante para que você estude a gestão da qualidade por setores, tal como identifique as principais características da qualidade total. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Administração - 8ª Série - Gestão da Qualidade

Passo 2 (Equipe)

Identificar uma empresa de pequeno ou médio porte em que a equipe de trabalho possa desenvolver o desafio proposto. Como sugestão, a empresa escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe desde que atenda as exigências básicas. Será nesta empresa que a equipe desenvolverá o estudo de caso deste desafio, sendo que os alunos serão os consultores desta empresa. Para orientar esta identificação e análise, descrever nome da empresa, localização, tipo de segmento em que atua, porte, produtos comercializados, público-alvo; nome e cargo do contato da equipe na empresa.

Administração - 8ª Série - Gestão da Qualidade

Alessa Berretini Rodrigues

Pág. 6 de 9

Passo 3 (Equipe)

Escolher um setor da empresa onde o plano de consultoria será desenvolvido (consultar no livro texto da disciplina os conceitos sobre qualidade nos setores).

Levantar as informações descritas abaixo:

1. A empresa utiliza algum princípio da gestão da qualidade? Se sim, quais?

2. A empresa já ouviu alguma vez sobre a qualidade total?

3. Quais os pontos críticos da empresa com relação à gestão da qualidade?

4. Os processos e documentos são definidos e padronizados?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com