TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão das Informações

Por:   •  22/5/2017  •  Exam  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  1.884 Visualizações

Página 1 de 11

Gestão das Informações

Unid I

1-O que é PDI (Plano Diretor de Informática)?

c.

É a preocupação com a expansão, ampliação, modernização ou planejamento e implantação do Sistema de Informações. (está relacionado com a estratégia da organização nas visões macro sistêmica) É o desdobramento do PEI, Planejamento Estratégico da Informação, levando à existência de um sistema que deve operar com efetividade)

2-O que é cultura da informação? D-É o conjunto de valores, atitudes e comportamentos que influenciam na forma como as pessoas, dentro da organização, avaliam, aprendem, recolhem, organizam, processam, comunicam e utilizam a informação. (conforme visto na teoria, são os itens relacionados às pessoas e à organização.

3- Podemos considerar que os SI são: C Fonte de vantagem competitiva.(pq eles são fontes de vantagens competitivas e não origem)

4 Uma indústria farmacêutica possui um grau da incerteza da informação de mercado baixo e um alto grau de complexidade da informação em seus produtos. A cultura que mais se adapta a esta empresa é a de: B- Informação para adaptar. (com a adaptação dos graus de complexidade e grau de incerteza, foi possível adaptar os conhecimentos dos fármacos na criação dos medicamentos genéricos

1-Com relação aos termos dado e informação, podemos afirmar que:B- são complementares. (Esses dois termos são intercambiáveis em muitos contextos, entretanto não são sinônimos. Na Tecnologia da Informação, os dados podem ser definidos como material bruto, sem unidade, orientação ou valor específico. Já a informação é o resultado dos dados trabalhados, isto é, quando eles são processados – quando se atribui unidade, medida ou direção e valor a eles – se transformam em informação. Portanto, ambos são complementares.)

2-Gilbert, em seu artigo “O que vale é a estratégia”, aborda os sistemas de informação classificando-os em dois tipos. São eles: C- Informação operativa e informação competitiva (A classificação em dois tipos dos sistemas de informação feita por Gilbert (1997, p. 9) reza o seguinte: o sistema de informação operativa é aquele que ajuda as diversas funções a executar algumas tarefas especializadas; o sistema de informação competitiva é aquele necessário para ajudar a criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência.)

5-O sistema de informação competitiva concentra-se em três pontos. São eles: A-Vantagem competitiva, nos fatores chave de sucesso e grupo de informação. (Atualmente, a cultura da informação exige velocidade, rigor, certeza e disponibilidade da informação, motivo pelo qual é preciso classificá-la e entendê-la. É a compreensão disso que permite entender o relacionamento da informação com a vantagem competitiva que a empresa possui, pretende conquistar ou manter)

6-Para cada tipo de organização existe uma cultura da informação mais adequada. E para definir qual seria a cultura mais apropriada, uma empresa pode recorrer a dois critérios importantes. São eles:B- O grau de incerteza da informação sobre o mercado e o grau de complexidade da informação sobre os produtos e os processos (Para estabelecer a cultura da informação mais apropriada para uma organização, recorrendo aos dois critérios citados na alternativa B, é preciso responder a duas questões. A primeira é: qual é o grau de incerteza da informação sobre o mercado dos nossos produtos ou serviços? Ele é alto ou baixo? E a segunda: qual é o grau de complexidade da informação sobre os nossos produtos e processos? Ele é alto ou baixo? A resposta a essas indagações permitirá encontrar a cultura da informação mais adequada à empresa.)

7-Qual a diferença entre o administrador e o operador? A-O administrador planeja as atividades que o operador deve realizar, as quais se referem ao funcionamento dos sistemas, ou seja, o operador deve executar as atividades previamente planejadas e descritas. (O administrador não opera, ele lidera e coordena as pessoas, conduzindo o esforço destas para um mesmo fim. E o objetivo das atividades planejadas pelo administrador e executadas pelos operadores é assegurar a sobrevivência contínua da organização, priorizando os princípios, as crenças e os valores determinados por ela.)

8-Quando uma empresa decide fazer um PEI (Planejamento Estratégico da Informação), ela tem determinada finalidade em vista. Qual o significado de um PEI? C-É a expressão de uma meta de sobrevivência vital da organização, que exige informação ótima, ou seja, é a informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada ( A realização de um PEI expressa a preocupação com o atendimento dos itens necessários para a implantação de um sistema de informação e de sua aplicação comercial, com a finalidade de atender à evolução e crescimento da empresa.)

9-Ser claros(as), únicos(as), atualizados(as), precisos(as), verdadeiros(as) e normatizados(as) são características dos(as) C-Informações (As características assinaladas na apresentação da questão se referem à informação, assim como à regra da cultura da informação)]

10-Únicos(as), sem sentido, orientação ou unidade quantificável são características dos(as): D-Dados ( As características citadas na apresentação da questão se referem, naturalmente, aos dados, uma vez que estes são fatos apresentados em sua forma primária, ou seja, ainda não passaram por processo eletrônico de seleção, manipulação e organização)

Unid II

1- Determine qual alternativa demonstra as características de um Sistema de Informações:

D- Coletam, armazenam, processam e disponibilizam para a organização as informações( este processo é o correto para dispor as informações a organização

2- Em um perfil organizacional antecipado, utilizando a visão estratégica ampliada, encontramos duas grandes abordagens. Quais são estas abordagens?

 (são abordagens: Qualitativos-que se prendem às características gerais e difusas / Qantitativos- que valorizam parâmetros descritivos e passíveis de serem medidos.)

3- Qual estratégia que busca a valorização da empresa junto aos consumidores e estes, por sua vez, reconhecem a vantagem que a empresa fornece? C- Estratégia competitiva. (é a que busca valorização da empresa junto aos consumidores e estes reconhecem a vantagem que a empresa fornece.

4- Qual é o sistema baseado em controle integrado da produção e da gestão do negócio?

C- ERP. – é uma categoria de sistemas integrados de gestão

1-Ambiente empresarial, sistemas de informações internos e externos, são características de: C-Sistema global de informações. (São caracterizados pela conjunção dos sistemas internos e externos à organização dentro do ambiente empresarial (fornecedores, clientes, concorrentes, governo etc.)

2-O nível mais apropriado ao operador, geralmente requer informações detalhadas sobre operações do dia a dia, não a informação ampla e estratégica. Estamos falando de informações: B-Operacionais (Sistemas de informações operacionais, que exigem o detalhamento do dia a dia para a operação das atividades fim da organização. O carro-chefe da produção, por exemplo.)

 

3-Planejamento estratégico da empresa; planejamento estratégico da informação; análise da área de negócios; projeto de sistemas; construção do sistema; implantação do sistema; manutenção do sistema e integração como palavra-chave são etapas do: B Desenvolvimento e implantação de sistemas de informação. (São as etapas pertinentes ao processo de implantação de sistemas de informação.)

4-Preencha a lacuna com a expressão adequada:

________________ evoluíram de uma orientação para o processamento de dados para o apoio à tomada de decisão estratégica, colaboração do usuário final e conexão à rede global – D-Os sistemas de informação. (Evolução dos sistemas de informação e aplicação.)

5-Qual é o conceito de vantagem competitiva? B-É qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como um diferenciador positivo em relação a outras empresas e, por isso, são atraídos para comprar da empresa. (A vantagem competitiva advém do reconhecimento por parte do cliente, que coloca a empresa em vantagem competitiva.)

6-Qual é o sistema baseado em controle integrado da produção e da gestão do negócio? C-
ERP. (São os sistemas integrados de gestão direcionados a controle da produção, finanças, marketing, recursos humanos e outras.)

7-Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são utilizados em grandes corporações com o objetivo de integrar os departamentos e as informações corporativas que movimentam a organização através de redes e recursos computacionais na administração da empresa para atingir os objetivos estabelecidos de maneira eficiente, de modo a colocar a empresa em vantagem competitiva. Qual a principal característica de um SIG? B-Ser utilizado na tomada de decisão (O uso dos ERP como SIG deriva da tomada de decisão com base no sistema)

8-Sistemas de intercâmbio de informações, definidos pela troca eletrônica de informações estruturadas de dados por meio de uma rede qualquer. Referem-se a: A-EDI. (O uso dos EDI facilita a troca de informações e agiliza o uso de sistemas em redes, especialmente na internet.)

9-São ferramentas de software para apoio e suporte à decisão, essenciais ao processo decisório composto de pessoas, procedimentos, banco de dados e precisam apresentar certa flexibilidade para atender aos dados internos e externos à organização. Estamos falando de sistemas – B-SAD (O uso dos SAD, sistemas de apoio à decisão, são base para os SIG, dão apoio à tomada de decisão de maneira flexível.)

10-São sistemas projetados para aperfeiçoar processos de planejamento e controle, fornecem ao executivo novas informações ou oferecem as existentes mais rapidamente, revolucionando o fluxo das informações. Referem-se aos sistemas: A-SAES (O uso dos SAES, sistemas de apoio ao executivo, são os que fornecem mais agilidade ao processo e eficiência na administração do negócio, uma vez que dão acesso aos indicadores do sucesso na organização, podendo ser os catalisadores para o aumento da produtividade.)

Unid. III

1-O que preserva a informação: C- A confidencialidade da informação, a integridade da informação e a Disponibilidade da informação

2-Fazem parte da arquitetura, implementação e e padrão de desempenho: D- Principais processos, insumos resultantes, graus de aplicação em todas as áreas, niveis de produtos e padrão de desempenho.

3-A Gestão do capital Intelectual, protege que valores? C- O Conhecimento e o acervo tecnológico

4-Qual é a diferença entre Marca e Signo? E-Nenhuma

Administração Integrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com