TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Auditoria Interna

Por:   •  17/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROFª ADELE GUERREIRO MARTINS

PROF. MARTONE MENDES DOS SANTOS

PROF. EDWANDRO DE MENEZES BATISTA

PROJETO DE GESTÃO: DINÂMICA DE AUDITORIA INTERNA

MANAUS/AM

Abril de 2019

PROJETO DE GESTÃO AOS CURSOS TECNOLÓGICOS PARA AS TURMAS DE 2º E 3º PERÍODO DA UNIP- CAMPUS – MANAUS/AM.

APLICAÇÃO DO PROJETO: O projeto será integrado entre as turmas de Gestão da Qualidade, Recursos Humanos e Logística abordando as seguintes disciplinas:

Normas Integradas de Gestão – Prof.ª Adele Guerreiro Martins;

Modelos de Liderança – Prof. Martone Mendes dos Santos;

Ética, Legislação Trabalhista e Empresarial – Prof. Edwandro de Menezes Batista;

INTRODUÇÃO

No Ensino Superior, a falta de contato do conhecimento com a realidade, parece ser uma característica bastante acentuada. Os professores, no esforço de levar seus alunos a aprender, o fazem de maneira a dar importância ao conteúdo em si, e não à sua interligação com a situação da qual emerge, gerando, assim, a clássica dissociação entre teoria e prática. (FAVARÃO, 2004).

Ainda, de acordo com Favarão (2004), A educação deve ser entendida e trabalhada de forma interdisciplinar, na qual o aluno é agente ativo, comprometido, responsável, capaz de planejar suas ações, assumir responsabilidades, tomar atitudes diante dos fatos e interagir no meio em que vive contribuindo, desta forma, para a melhoria do processo ensino aprendizagem.

As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos (LUNETTA, 1991).

As séries de Normas NBR ISO 9000 e NBR ISO 14000 enfatizam a importância de auditorias como uma ferramenta de gestão para monitorar e verificar a eficácia da implementação da política da qualidade e/ou ambiental de uma organização. Auditorias também são uma parte essencial das atividades de avaliação da conformidade, tais como certificação/registro externo e avaliação e acompanhamento da cadeia de fornecedores (NBR 19011:2012)

Com intuito de possibilitar que os alunos exerçam a criticidade e construam suas próprias percepções do conhecimento propomos o projeto “Dinâmica de Auditoria Interna” em uma organização.

O objetivo do projeto é fazer com que o aluno aborde o mundo de uma organização e neste cenário prático aplique a ferramenta de auditoria e possa ser o agente ativo exercendo habilidade crítica através do conhecimento adquirido nas aulas, com abordagem ética, expressão escrita e verbal e outras competências no que tange a descrição de situações positivas ou negativas nos processos organizacionais.

METODOLOGIA

Os alunos de cada curso formarão equipes de no máximo 06 (seis) componentes. Cada equipe receberá um Check List (ANEXO 1) com questões formuladas pelos professores.

As questões serão relativas às disciplinas envolvidas no projeto (Normas Integradas de Gestão, Modelos de Liderança e Ética/ Legislação Trabalhista e Empresarial). Dessa forma também será promovida a interdisciplinaridade das disciplinas em cursos diferentes.

Cada equipe escolherá uma organização do PIM ou qualquer outra da escolha da equipe, para realizar uma simulação de um processo de auditoria. O processo deverá acontecer em conformidade com os requisitos do check list. Assim, deverá ser feita uma descrição que evidencie o atendimento ou não atendimento da organização para o requisito verificado e sugestões de melhorias.

CRONOGRAMA:

DATA ATIVIDADES

1º Encontro com todas as turmas

23/04/2019

19h00min h às 20 h

 REUNIÃO NA SALA

 APRESENTAÇÃO DO PROJETO E CHECK LIST AOS ALUNOS

AUDITORIA E PAPEL DE AUDITORES - Professora. Adele Guerreiro Martins

LIDERANÇA (Conceitos Básicos Modelos de Liderança e Organizacional) - Prof. Martone Mendes dos Santos

ABORDAGEM TÉCNICA AOS QUESTIONAMENTOS DA ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL - Prof. Edwandro de Menezes Batista;

23/04 à 30/04 • ENTREGA DO APÊNDICE COM NOME DA EQUIPE, EMPRESA E OS COMPOMENTES PARA O PROFESSOR DA DISCIPLINA.

01/05 à 13/05 • PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

14/05 à 17/05 • ENTREGA DOS CHECK LIST projeto aos Professores

18/05 à 20/05  CORREÇÃO DO CHECK LIST E ESCOLHA DA MELHOR EQUIPE.

 CADA PROFESSOR ESCOLHERÁ 01 EMPRESA (EQUIPE) DA SUA TURMA.

2º Encontro com todas as turmas

21/05/2019

19:00 h às 20:30 hs

 APRESENTAÇÃO DO PROJETO DAS EQUIPES ESCOLHIDA EM SALA;

 DEBATE ENTRE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO APRENDIZADO ADQUIRIDO.

RESULTADOS ESPERADOS

Através das respostas do check list, os professores poderão identificar se as equipes formadas pelos alunos souberam desenvolver as habilidades de auditores analisando criticamente cada questão do citado instrumento. Serão analisadas a coerência e as, além do julgamento de atendimento ou não do item na auditoria realizada. Também será avaliada a capacidade de propor melhorias com base no aprendizado teórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com