TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Custos

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.842 Palavras (20 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

[pic 2]

DAIAN AUGUSTO NUNES

GABRIEL PEDROLO

LUCIAN DUTRA DA SILVA

LUCIANO DE LOS SANTOS

LUIS FILIPE FERNANDES

ANÁLISE DE CUSTOS: EMPRESA GABRIEL PEDROLO MEI -  CONFECÇÃO DE VESTUÁRIO TÍPICO GAÚCHO

Santa Maria

2016


DAIAN AUGUSTO NUNES

GABRIEL PEDROLO

LUCIAN DUTRA DA SILVA

LUCIANO DE LOS SANTOS

LUIS FILIPE FERNANDES

ANÁLISE DE CUSTOS: EMPRESA GABRIEL PEDROLO MEI -  CONFECÇÃO DE VESTUÁRIO TÍPICO GAÚCHO

        

Trabalho realizado pela disciplina de Gestão de Custos, do Curso de Administração da Universidade Luterana do Brasil, como requisito de obtenção de unidade de grau 2.

PROFESSOR: CLAUDIA MICHELIN

                                                             

Santa Maria

2016

INTRODUÇÃO[pic 3]

Em um cenário econômico onde a concorrência no mercado é alta, as empresas precisam estar atentas a todo e qualquer detalhe dentro de seu sistema de administração para torná-la cada vez mais eficaz e destacar-se diante de suas concorrentes.

E um dos pontos mais importantes deste sistema de administração é a gestão de custos. A gestão de custos é responsável por identificar se a empresa está fazendo algum gasto desnecessário, por analisar a melhor forma de gerir os gastos e também por calcular qual o melhor preço que a empresa pode cobrar por seus produtos.

Assim sendo, é ela quem determina o sucesso ou o fracasso da empresa, pois através dos resultados gerados por ela o empresário toma as decisões cabíveis para manter seu negócio dentro daquele plano ao qual se propôs. A precificação correta dos produtos também é uma função da gestão de custos, e esta por sinal é de total importância à empresa pois sem as informações necessárias, a empresa pode cobrar valores que não condizem com a realidade, podendo prejudicar margens de lucro, volume de vendas ou o andamento geral do negócio.

Com base nestas informações o presente estudo busca analisar o sistema de gestão de custos de uma empresa a fim de verificar quais as formas utilizadas pela mesma para gerir seus custos e processos, e precificar seus produtos. Esta empresa é do ramo de confecção têxtil com foco na produção de vestuário típico gaúcho e situa-se em Santa Maria – RS.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do presente trabalho é a análise da gestão dos custos em empresa de confecção de vestuário típico gaúcho, e a estruturação correta dos mesmos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Os objetivos específicos consistem em realizar uma análise de como é realizada a gestão dos custos e a precificação dos produtos pela empresa, e após baseado em referências bibliográficas gerar um plano de ação para gerenciar de forma mais eficiente os custos e consequentemente gerar mais lucro.

JUSTIFICATIVA

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância (http://www.portaldecontabilidade.com.br). Partindo deste princípio, o empresário necessita de controle sobre suas receitas e despesas, para garantir isso deve se manter em constante observação o processo e os custos diretos e indiretos.

A presente análise pretende expor a forma correta no gerenciamento de custos dentro da empresa, aperfeiçoá-lo para que ela execute de forma correta e mantenha o princípio antes citado em pleno funcionamento.

Outro aspecto observado foi o livre acesso de determinadas informações, o contato direto com o responsável pela microempresa, pois nem todas as empresas do ramo estariam em condições de nos receberem e nem fornecerem informações e acesso a seus profissionais.

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa escolhida é uma microempresa do ramo da confecção têxtil que produz peças de vestuário tradicionalista gaúcho. Tem sede em Santa Maria - RS, e teve início em 2014. O objetivo inicial da empresa era produzir peças sob medida perante encomendas, e com o decorrer do tempo criar uma produção em linha e introduzir-se no mercado regional.

Ela trabalha com três tipos de produtos: bombacha campeira, castelhana e favo ou tradicional, para cada tipo são escolhidas diferentes precificações, e podem ser escolhidos dois tipos de tecido, sendo assim conforme o tecido e o modelo são introduzidas precificações distintas conforme o trabalho realizado, quanto mais simples, mais barato a mão de obra. Para elaboração destes produtos busca matéria prima direto no varejo local, e tem sua mão de obra executada por 2 pessoas.

2. METODO DE CUSTEIO ADOTADO

Saber como gerenciar seus custos é uma tarefa de extrema importância para a saúde da empresa, pois dela podem surgir o sucesso ou o declínio, o centro do gerenciamento correto dos custos, reduz o desperdício e melhora a saúde financeira da empresa, gerando assim um lucro maior para Kliemann Neto e Antunes Jr. (apud MARTINS, 1997, p. 536) o Sistema de Custeio deverá ser capaz de incentivar melhorias contínuas no gerenciamento da empresa, tanto a nível dos processos produtivos como da concepção dos artigos a serem fabricados.

 A empresa não apresenta nenhum método bibliográfico para adoção de custos ou preço de venda, nesse caso são adotados valores inerentes ao trabalho humano e ao valor da matéria prima, que agregados forma o preço de venda do produto. Segue abaixo tabelas utilizadas como forma de precificação dos produtos

Tabela 01 – Valores matéria prima

Material

Preço Material R$

Unidade

Tecido Veludo

39,9

Metro

Tecido Brim

23,9

Metro

Linha

6,9

Cone

Botões

0,2

Unidade

Forro De Bolso

7,9

Metro

Fonte: Os autores

A tabela apresenta os custos com tecido e com linha, botões e forros de bolsos que são utilizados para a confecção das bombachas, os valores correspondem a uma pesquisa de mercado, como podemos observar cada tecido possui um valor distinto e o consumo também se modifica conforme o material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com