TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Custos

Por:   •  31/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

FOLHA DE RESPOSTA

Aluna: Mayara Elizabete Lôbo Rocha Lima

Turma: MBAHGNIMIFA7-T06

Caros investidores,

Nos últimos anos o mundo presenciou fatos nunca antes vistos na história do mercado pós globalização: uma pandemia com duração de mais de 2 anos contínuos. Este é um grande fato que nos retrata maiores incertezas na economia brasileira e mundial, pois gerou muitas distorções, principalmente no mercado de trabalho, com alto índice de desemprego, inflação com percentual exorbitante, empresas fechando as portas, falta de matéria-prima e outros insumos em diversos setores, dentre outros problemas.

Diante esse cenário, faz-se necessário a clareza nas informações recebidas e repassadas, a fim de proporcionar maior entendimento por parte dos senhores, com as atitudes tomadas para nortear a nossa companhia, baseadas, principalmente, nos desdobramentos das economias brasileira e mundial.

Atualmente, nosso setor se mantém em alta no enfrentamento aos impactos da pandemia, mas não podemos parar por aqui. Algumas atitudes são necessárias para alavancar a nossa companhia, não apenas focando nos lucros, mas também na margem de contribuição.

Antes de entrar na explicação, faz-se necessário entender que a margem de contribuição é um dos principais indicadores que avaliam a sustentabilidade das empresas, assim como a sua capacidade de gerar lucros. É o que sobra após a diferença entre a receita de vendas e os gastos variáveis. É importante mencionar que ela pode ser calculada de forma individual (por produto) ou total.

Sabemos que muitas empresas apenas focam os olhares para os lucros e/ou faturamento, porém isso é um equivoco muito grande, pois, ao precificar seus produtos, acabam sendo suas próprias vítimas, tendo em vista que o faturamento não é o lucro. Muitos pensam que quanto mais vendas houverem, maior será o lucro, mas esse argumento é facilmente combatido com a margem de contribuição, pois se ela for menor que os gastos, certamente a empresa terá prejuízos. Por outro lado, se a margem de contribuição por maior, a empresa poderá vender menos e, ainda assim, conseguir maior lucratividade. Ou seja, algumas empresas podem sim ter uma menor receita e uma maior lucratividade.

Através do domínio da margem de contribuição, poderemos identificar o ponto de equilibro das nossas vendas e, com isso, saber se estão indo bem, além de podermos enxergar o desempenho de cada produto e a contribuição deles no nosso faturamento, facilitando assim os nossos planejamentos e permitindo que possamos analisar o contexto de forma mais assertiva, para que possamos tomar decisões que serão mais benéficas e menos suscetíveis de erros, como é o caso das promoções, ajustes de preços, continuidade ou não da produção de algum item, dentre outros.

Acreditamos que, desta forma, nossa companhia terá ainda mais benefícios no futuro, tendo em vista que a perspectiva para o corrente ano, bem como os subsequentes, é que as forças de trabalho se intensifiquem, oferecendo um maior poder de compra para nossos consumidores e movimentando a economia.

Essa é a hora de nos reinventar, mudando nossas atitudes e buscando, cada vez mais, um olhar mais coerente e assertivo.

Agradecemos aos senhores pela confiança e desejamos um excelente ano para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (122.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com