TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Custos e Precificação

Por:   •  1/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão de custos compõe todos os gastos e investimentos necessários para que a organização realize suas atividades e produza bens ou serviços. Precificar compreende entender os preços que se pretende cobrar e os custos que se tem para isso, buscando o equilíbrio dos elementos que compõe o preço, dando uma maior atenção aos custos, visto que eles possuem uma grande importância no que diz respeito à rentabilidade da empresa (JUNG E DALL’AGNOL, 2016).

O processo de formação de preços em empresas de pequeno porte não é algo simples, pois influências internas e externas afetam a estimativa de custos impactando diretamente nos preços finais, logo, algumas dificuldades são encontradas nesse meio que afetam o empreendimento que busca se inserir no ramo de negócios.

Para muitos empreendedores os desafios encontrados nos dias de hoje estão relacionados à carga tributária, a burocracia, a concorrência elevada, e principalmente à gestão de custo. Tudo isso está inserido na precificação de produtos e serviços ofertados pela empresa, que busca a melhor forma possível ajustar todos esses fatores e assim possibilitar aos clientes um preço justo.

De acordo com dados do Sebrae (2018), é possível notar que muitos empreendedores sofreram com as questões de reajustes realizados em suas mercadorias e serviços pelas altas taxas tributárias que elevaram os preços no mercado. Essas dificuldades estão ligadas ao acesso às informações aliadas à preparação técnica dos empresários, além de outros fatores como o mercado, lei da oferta e da procura, poder aquisitivo de clientes e a qualidade dos produtos e serviços.

Além disso, a busca adequada pela formação de preços e tudo acerca desse processo é fundamental para o entendimento do tema. Em resumo, a gestão de custos serve para direcionar o planejamento estratégico de um negócio (TOTVS, 2019).

Para uma melhor compreensão sobre a gestão de custos e precificação em uma determinada região, deve-se olhar primeiramente para o contexto do local e buscar entender como são organizadas as empresas do município. Assim, o foco desta pesquisa volta-se para uma distribuidora de bebidas e alimentos, a qual trabalha com produtos no atacado e varejo, buscando ofertar produtos de qualidade com um preço acessível aos seus consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com