TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Estoque

Por:   •  18/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  12.267 Palavras (50 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 50

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

GESTÃO DE ESTOQUE: INSTRUMENTO DE COMPETITIVIDADE E SOBREVIVÊNCIA

Saulo Bastianelli

Edmilson de Oliveira

Claudio Martins

Saulo Martinez

MARÇO/2009

FOLHA DE ROSTO

Dedico esta monografia a meus familiares, aos colegas de curso, aos professores e a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para esta conquista.

RESUMO

Através desse estudo pretendeu-se levantar a importância da confiabilidade dos itens com acuracidade e de como eles afetam as atividades logísticas da empresa. Entende-se aos itens estocados que, qualquer item que se encontra ativo no portifólio de produtos de determinada linha, independente do seu volume de vendas ou rentabilidade. Assim sendo, esta monografia objetivou  responder a seguinte questão: De que forma a não confiabilidade dos produtos em estoque afetam os resultados da companhia? Uma análise detalhada dos estoques é uma exigência que se faz a todo administrador de materiais. Não somente em decorrência dos volumes de capital envolvidos, mas, principalmente pela vantagem competitiva que a empresa pode obter, dispondo de mais rapidez e precisão no atendimento aos clientes. Conclui-se que o planejamento e controle de estoques são variáveis fundamentais para as tomadas de decisões e representam o principal desafio para a gestão de matérias, neste sentido percebe-se que o preço final e a qualidade não são os únicos diferenciais que devem ser tratados com atenção e exclusividade, todos são elementos essenciais para o crescimento das empresas.

Palavras-chave: Gestão; Estoques; Rentabilidade; Crescimento das empresas

ABSTRACT

Through this study it was intended to raise the importance of the trustworthiness of units with acuracie and of as they affect the logistic activities of the company. It is understood units storaged that, any item that if finds asset in the group of products of determined line, independent of its volume of sails or yield. Thus being, this monograph objectified to answer the following question: Of that it forms not the trustworthiness of the products in supply they affect the results of the company? A detailed analysis of the supplies is a requirement that if makes the all administrator of materials. Not only in result of volumes of capital involved, but, mainly for the competitive advantage that the company can get, making use of more rapidity and precision in the attendance to the customers. One concludes that the planning and control of supplies are changeable basic for the taking of decisions and represent the main challenge for the management of substances, in this direction it perceives that the final price and the quality are not the only differentials that must be dealt with attention and exclusiveness, all are essential elements for the growth of the companies.

Key words: Management; Supplies; Yield; Growth of the companies

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        01

1 CONCEITOS RELEVANTES        01

     1.1 Just in time        01

     1.2 Método Kanban        1

     1.3 Programa 5S        1

2 FUNÇÕES E OBJETIVOS DO ESTOQUE        1

     2.1 Princípios básicos para o controle de estoques        1

3 TIPOS DE ESTOQUE        1

4 A IMPORTÂNCIA DOS ESTOQUES        1

     4.1 Relacionamento com os fornecedores        1

     4.2 Custo dos estoques        1

     4.3 Pressões para a manutenção de baixos níveis de estoques        1

          4.3.1 Lotes econômicos        1

     4.4 Pressões para a manutenção de altos níveis de estoques        1

5 GESTÃO DE ESTOQUES        1

     5.1 Inventário físico        1

     5.2 Acurácia dos controles        1

     5.3 Nível de serviço ou nível de atendimento        1

     5.4 Cobertura de Estoques        1

     5.5 Localização dos estoques        1

     5.6 Redução de estoques        1

6 ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DE CONTROLE DE ESTOQUES        1

     6.1 Métodos de empurrar estoques (tipo push)        1

     6.2 Métodos de puxar estoques (tipo pull)        1

          6.2.1 Estoque para demanda        1

          6.2.2 Ponto de reposição        1

     6.3 Um sistema alternativo para puxar estoques        1

     6.4 Estoque mínimo ou de segurança        1

     6.5 Estoque máximo        1

     6.6 Análise ABC        1

CONCLUSÃO        1

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        1

INTRODUÇÃO

Com o advento da globalização, cada vez mais as empresas querem se tornar competitivas, e para que isso aconteça buscam novas estratégias. Uma estratégia considerada importante é a confiabilidade e manutenção de itens de seus estoques. As empresas que mantém um estoque elevado ou não controlam a quantidade de seus itens em linha acabam perdendo oportunidades em novos investimentos, com isso cada vez mais as empresas em geral com estoque fixos precisam se aperfeiçoar e melhorar seus controles de maneira eficaz e eficiente. Hoje em dia à maioria das empresas utilizam os recursos da TI (Tecnologia da Informação) para se prevenirem e se cercarem de todos os lados, pois para um cliente a pior coisa e fazer um pedido e chegar na hora da entrega um pedido parcial e ainda mais com o item faturado em nota, pois muitas vezes notas fiscais são faturadas como se existissem os produtos no físico, mas na realidade por uma falta de gerenciamento adequado surgem essas divergências tão famosas chamadas contábil X físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.2 Kb)   pdf (420.9 Kb)   docx (87 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com