TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Estoque

Por:   •  28/9/2021  •  Resenha  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS

FACULDADE PADRÃO DE GOIÂNIA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GLEIDSON MIRANDA

RESENHA:

GESTÃO DE ESTOQUES

GOIÂNIA

2014/1

GLEIDSON MIRANDA[pic 1]

RESENHA:

GESTÃO DE ESTOQUES

Resenha elaborada para obtenção da nota parcial de N2 da Faculdade Padrão de Goiânia, ao curso de Administração, da turma A4/AN3, na disciplina de Administração de Materiais, sob orientação da professora Simene.

GOIÂNIA

2014/1


A necessidade de profissionalização da administração é uma realidade nos tempos atuais.

Dada a crescente agressividade da concorrência, a avalanche de informações e produtos gerada pela globalização, a redução dos parâmetros de tempo e espaço causados pela internet, somente as empresas mais preparadas e adaptadas às mudanças do cenário mercadológico permanecem.

A gestão de estoques, assim como outras áreas relativas às operações, muitas vezes recebe atenção diminuta por parte dos empresários.

Este fato pode prejudicar a saúde da empresa ou reduzir sua lucratividade. Os estoques são drenos, às vezes imperceptíveis, do fluxo de caixa das empresas, podendo ser os grandes responsáveis por problemas financeiros, falta de liquidez ou deficiências no atendimento.

O acompanhamento da razão de previsão é aconselhável para que ajustes possam ser feitos nos modelos matemáticos de previsão de demanda, aproximando os resultados previstos dos reais.

Além da incerteza entre as previsões e a realidade, também há outras incertezas que devem ser monitoradas e consideradas, como a incerteza do lead time e a incerteza da quantidade recebida.

Independente da incerteza, é recomendável a criação de um banco de dados, com a série histórica, respectivos desvio-padrão e média de cada produto.

Os modelos de reposição de estoque são divididos em:

  • Revisão Contínua;
  • Demanda Estável;
  • Demanda Variável.

As empresas buscam gerar maior competitividade no seu negócio através de ações que permitam diferenciá-la de seus concorrentes e/ou que reduzam seus custos.

A área de logística tem sido considerada importante para a estratégia competitiva da empresa. Dentre as atividades da logística, uma das principais é a gestão de estoques, que contribui para melhoria do nível de serviço e redução de custos empresariais.

Administrar nos tempos atuais não é uma tarefa fácil. É comum encontrar empresas que, apesar de investirem em inovações em seus métodos de gerenciamento estratégico, passam por períodos de estagnação e frustração.

Na maioria dos casos, estão sendo feitas as coisas certas, mas inutilmente. Nos processos de gestão é importante atentar também para o fato de que as ações devem ser permeadas pelo bom senso e, no caso do gerenciamento dos estoques, não é diferente.

Do ponto de vista da logística, decisões que envolvem estoques são de alto risco e impacto. Se em determinados casos o excesso de estoques é usado para acomodar operações gargalos ou a garantia de manter-se no mercado, em outros, com o avanço da tecnologia e da globalização do fornecimento, o estoque e a administração dos mesmos, assume papel crucial na estratégia competitiva da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com