TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Estoque

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 3

 1 Discurse sobre cada uma das atividades primária (transporte, manutenção de estoques e processamento de pedido).

  • Transporte

Essa atividade é essencial para movimentar as matérias-primas para as empresas produzirem, assim como transportar produtos acabados (mercadorias) dos pontos de distribuição até os pontos de venda, que são representados pelas empresas do varejo.

  • Manutenção de estoques

Essa atividade é essencial para o abastecimento de produtos em uma determinada praça. A manutenção de estoque, portanto, agrega valor de tempo ao produto e permite sua disponibilidade quando o cliente deseja o produto. Manter uma gestão eficiente dos níveis de estoque, incorporada à velocidade dos sistemas de transporte escolhido é determinante para o sucesso da empresa.

  • Processamento de pedido

O processamento de pedidos deve ser feito de forma integrada (entre os demais setores da empresa), de modo que o pedido do consumidor chegue no tempo certo. É a partir do pedido que toda a operação vai se planejar para que os custos, a qualidade e o tempo e lugares de atendimento sejam atingidos para que o cliente seja atendido da melhor forma possível.

2 Discurse sobre cada uma das atividades de apoio (armazenagem, manuseio de materiais, embalagens, suprimentos, planejamento e sistema de informação)  

OBS: usei as atividades segundo Hamilton Pozo. Pode usar a visão do Ballou que tem 4 atividades primárias.

  • Armazenagem

É um processo que envolve a gestão das instalações de armazenamento de materiais, que podem ser internas, na fábrica, ou externas, mais próximas dos clientes. Essa medida inclui fatores como localização, tamanho do local, layout físico, equipamentos de manuseio, recuperação de estoque, projeto do cais ou atracação e requisitos financeiros e de recursos humanos.

  • Manuseio de materiais

Está associado ao armazenamento e também à manutenção do armazém. Esta atividade envolve a movimentação de materiais em um armazém, que pode ser matéria-prima ou armazenamento de produto acabado. Esta pode ser a transferência de materiais do armazém para o processo de produção ou de lá para o armazém de produtos acabados, ou ainda uma transferência de um armazém para outro.

  • Embalagens

É um recipiente ou envoltura que guarda um produto temporariamente. Sua utilização agrupa unidades de um produto, protege de forma a não causar avarias e perdas, facilita estocagem, manuseio e armazenamento e pode ser reutilizada ou reciclada.

  • Suprimentos

É uma atividade que planeja a disponibilidade do produto naquele exato momento para uso do sistema logístico. É o procedimento para avaliar e escolher as fontes de abastecimento, determinar as quantidades a serem compradas, o momento das compras e a forma de compra do produto. Esta é uma área muito importante de apoio logístico e também um setor que consegue uma enorme redução de custos para a organização.

  • Planejamento

Refere-se principalmente às quantidades totais a serem produzidas e quando, onde e por quem devem ser produzidas. Esta é a base que serve de referência para o cronograma detalhado de produção da fábrica. É um evento que permite cumprir os prazos exigidos pelo mercado.

  • Sistema de informação

Esta função que possibilita o sucesso das operações logísticas em uma organização para que ela possa funcionar de forma eficaz. Somente as informações corretas sobre custos, procedimentos e desempenho são essenciais para um bom planejamento e controle logístico. Portanto, um banco de dados com informações bem estruturadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com