TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas Caso

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

.

 Avalie a atuação profissional de Martha em suas atitudes gerenciais na área de GP (1,0)

 

“Tradicionalmente, a promoção pode ser definida como um evento na carreira de um trabalhador que levará à alteração das funções desempenhadas, à subida na hierarquia da empresa ou à mudança salarial. Pode servir a objetivos como alocar os indivíduos a postos de trabalho para os quais tenham, potencialmente, maior aptidão ou funcionar como uma recompensa pelo bom desempenho.” (SOBRAL E PECI, 2013)

Martha no primeiro momento, teve uma atitude correta no seu primeiro dia, convocando uma reunião com os demais funcionários de sua área, onde pôde se apresentar, falar de suas experiencias anteriores em grandes empresas e deixando claro seus objetivos rumo a nova trajetória em que a organização seguiria, porém, dentre essa boa atitude, Martha tomou algumas atitudes negativas como, informando que não sairia de sua sala, onde as portas estariam sempre abertas para quem precisasse, com isso ela não sairia, pois acreditava ser o melhor lugar.

 O fato de não sair de sua sala foi um má posicionamento, pois o comportamento ideal para um profissional de gestão de pessoas é justamente o inverso, deveria percorrer pela empresa para se mostrar acessível para as pessoas e se certificar que as outras áreas trabalhem de forma correta e adequada. Por exemplo, ao Juliana questionar Martha por nunca ter ido a área financeira, pois assim poderia conhecer melhor o ambiente físico da área de finanças, Martha logo alegou que não sai de sua sala e que não é especialista da área de finanças.

Outra atitude negativa que Martha tomou foi logo demitir André Monteiro, Toninho e outros funcionários de T&D, devido ao fato de André ter ficado frustrado por não ter sido promovido e ficar se queixando pelos cantos. E mesmo André não tendo sido escolhido para ocupar o cargo, e mesmo insatisfeito com a situação, ele firmou um compromisso público de dar apoio a nova gestora mantendo o profissionalismo sempre a frente.  

Ao ouvir os rumores dentro da empresa, ela poderia ter contornado melhor a situação, chamando André para conversar. Além disso, poderia ter feito um processo para motivá-lo e criar nele um sentimento de pertencimento à equipe outra vez.

 Neste caso foi feito um processo seletivo externo para a contratação de Martha. Avalie as consequências geradas segundo o desenvolvimento do caso (1,0)

 

“O recrutamento externo, ocorre quando a organização abre o processo de recrutamento a candidatos externos à organização. Nesse caso, a organização pode recorrer a uma diversidade de fontes de recrutamento para preencher as vagas em aberto.” (SOBRAL E PECI, 2013)

Os funcionários dentro de uma empresa contam com o plano de carreira, eles querem que a empresa enxergue potencial neles e quando é realizado um processo seletivo externo para esse tipo de cargo, os funcionários abaixo desse cargo almejam uma promoção, quando perdem essa promoção principalmente para pessoas de fora, gera insatisfação, desmotivação e dificuldade de aceitação da pessoa nova. Foi justamente o que aconteceu com André, responsável por T&D, ansiava por essa promoção no qual Martha foi designada para o cargo, com isso, gerou frustação e insatisfação por parte dele, que se lamentou por isso algumas vezes e foi interpretado como “dor de cotovelo”, e o funcionário André, mesmo almejando a vaga para si, ofereceu apoio a Marta para o que precisasse.  

Ao perceber esses murmúrios de André, Martha decidiu de desligar ele, seu subordinado e outros de T&D, o que abalou a população funcional da empresa. O diretor de Talentos, ao invés de tentar analisar melhor a difícil aceitação, simplesmente insinuou para a nova gestora Martha que por ela ser nova e recém-chegada na empresa é normal que as pessoas tenham ciúmes. Mas, essa atitude da Martha de desligar funcionários gerou um desconforto em vários outros funcionários que se questionaram sobre as demissões de André e seus colegas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com