TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas caso 1

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Gestão de Pessoas

Estudo de Caso 1 – A mudança da Nomenclatura DRH para diretoria de talentos

Nome:                              .

Georgia Oliveira Adriano

Agosto - 2015

Goiânia –GO

  1. A ampliação das atribuições do antigo departamento de pessoal (DP) - que a partir da existência da CLT passa a ser responsável pelas atividades de admissão, movimentação e desligamento, enfim rotinas trabalhistas, visando o cumprimento da legislação vigente – para funções operacionais como: R&S, T&D, Remuneração, Avaliação de Desempenho e outras, foram acompanhadas pela mudança da nomenclatura para Recursos Humanos (RH), seja ele, aparecendo na estrutura como diretoria de RH, com poderes de decisão, ou como executora das políticas emanadas pela alta direção como departamento ou chefia de RH. Desta forma, o grupo considera que, para modificar a forma de atuação da atual área especializada de recursos humanos é fundamental a mudança da nomenclatura para Gestão de Talentos ou de Pessoas? O         que necessariamente precisa ser modificado quanto à atuação e atribuições da nova Unidade de Gestão de Pessoas para que esta possa atender a necessidade de crescimento, produtividade e competitividade da empresa?

Não considero que seja fundamento o nome da nomenclatura de gestão de pesosas para gestão de talento, mas pode mudar sim o nome para gestão de talentos ou pessoa pois o foco agora será no colaborados e sua capacidade de desenvolver as atividades para ele atribuídas.

Para que isso aconteça com sucesso, serão utilizados técnicas dde treinamento aonde será passado para o colaborados toda a teoria que ele vai precisar para executar tarefas, procurando identificar quais são as tendências que impulsionarão as mudanças, revendo princípios, filosóficas, estratégias, práticas e instrumentos de gestão.

Com isso o departamento de gestão de pessoas precisa alinhas as pessoas/desempenho/ competências humanas às estratégias do negocio e objetivos organizacionais. O desenvolvimento e capacitação de gestores. Alinhas a gestão de pessoas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais. Apoiar e promover processos de mudança organizacional e direcionamento estratégico.

  1. Comentar o caso com base na necessidade de contratação de novos profissionais de TI para atender os dois novos contratos e a expectativa de crescimento da empresa e sua correlação com as propostas apresentadas pela nova gestora de pessoas e, como consideram a postura da nova gestora de pessoas e a posição assumida pelos demais gestores da empresa, em especial do diretor de talentos?

A empresa do caso em estudo tem a necessidade de contratação de profissionais de TI devido à demissão sem justificativa de tais profissionais, o qual não foi visto com bons olhos pelos demais colegas. A demissão foi para o desenvolvimento da empresa, o qual o Sr. Andre passou a se frustrar por expectativas infundadas.

Devido tais insatisfações aparentes a gestora agiu certo em renovar a equipe o qual trará mais desenvolvimento para empresa e uma energia nova. Entretanto, a gestora não tem interesse de interagir com os demais gestores e não fortalecendo com uma equipe. Tais fatos, afastam os demais gestores e gera insatisfação com os demais colegas.

  1. Qual teria sido o motivo que levou o diretor de talentos a contratar uma especialista na área, com basta experiência, para prestar consultoria a gestora de pessoas? E se a decisão estivesse em suas mãos (do grupo) o que recomendariam aos diretores para que a empresa alcançasse uma gestão estratégica de pessoas (Talentos) em nível de excelência?

Para o diretor, visando o crescimento da organização, o talento de seus colaboradores e um diferencial era importante, viu-se a necessidade de ter um profissional experiente da área de talento para auxiliar a gestora de pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com