TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Materiais e Patrocinadores

Por:   •  18/8/2023  •  Abstract  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]NOME:

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

AVALIAÇÃO AB1

1. DENTRE OS COMPONENTES DE UMA ORGANIZAÇÃO ESTÃO OS RECURSOS UTILIZADOS. DOS QUAIS, SÃO MEIOS EMPREGADOS POR UMA ORGANIZAÇÃO PARA CONSECUÇÃO DOS SEUS OBJETIVOS. EM RELAÇÃO AOS TIPOS RECURSOS MATERIAIS EM SENTIDO AMPLO, QUAIS SÃO OS 02 (DOIS) EXISTENTES? CITE EXEMPLO DE PRODUTOS RELACIONADOS A CADA UM DESTES 02 (DOIS) TIPOS EXISTENTES. (0,5 PONTO)

2. DE ACORDO COM FENILI, RENATO (2015) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ÁREAS DA GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS? E QUAL DESTAS PRINCIPAIS AREAS TEM COMO ATIVIDADE TÍPICA ANÁLISAR OS CUSTOS DE ESTOQUE, PREVER O CONSUMO, OPERACIONALIZAR OS SISTEMAS DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUE? (0,5 PONTO)

3. QUAL ATIVIDADE DA GESTÃO DE ESTOQUES QUE PROMOVE MELHORIAS NO PROCESSO DE GESTÃO DE MATERIAIS? (0,5 PONTO)

  1. Negociações
  2. Contratos globais e de longa duração
  3. Redução dos tempos de reposição (lead-time)
  4. Localização do CD
  5. Equipamentos de movimentação e transporte

4. NO QUE QUE COMPETE AS ATIVIDADES DA GESTÃO DE ALMOXARIFADO, QUAL DELAS, QUANDO POSSÍVEL ALTERAR, PODE PROMOVER MELHORIAS NO PROCESSO DE GESTÃO DE MATERIAIS, COM A POSSIBILIDADE DE REDUÇÃO CONSIDERÁVEL DOS CUSTOS?  CITE UM EXEMPLO DE COMO PODERIA REDUZIR TAIS CUSTOS? (0,5 PONTO)

5. QUAL DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO ESTÁ INCORRETA: (0,5 PONTO)

  1. A administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle de fluxos de materiais.
  2. Pode-se entender o fluxo de materiais como o sistema que acompanha o material desde o fornecedor, passando pela produção, até o cliente.
  3. Segundo alguns autores, Administração de Materiais é “atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado ao cliente”.
  4. A finalidade da administração de materiais é tornar possível a entrega do que os clientes querem, no momento e onde eles querem, fazendo tudo isso a um custo máximo.
  5. A administração de materiais é essencial  para todos os tipos de empresas: produtores de bens e de serviços.

6. MARQUE (C) CERTO OU (E) ERRADO ACERCA  DAS AFIRMAÇÕES DOS OBJETIVOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL.

(    ) Minimizar o uso dos recursos materiais na organização, ou seja, evitar desperdícios. (0,25 PONTO)

(    ) Suprir a organização dos materiais necessários ao seu desempenho, no momento certo, com a qualidade requerida, praticando preços econômicos. (0,25 PONTO)

(  ) Receber e armazenando os bens de modo apropriado, distribuindo-os aos setores demandantes, evitando estoques desnecessários e mantendo rotinas de controle efetivas. (0,25 PONTO)

(    ) As funções de Planejar, Organizar, Liderar e Controlar devem ser aplicadas pelo gestor no que compete aos recursos materiais da organização. (0,25 PONTO)

7. CITE 02 (DUAS) DAS PRINCIPAIS TAREFAS INERENTES À GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS EM UMA ORGANIZAÇÃO: (0,5 PONTO)

8. QUAIS SÃO OS ATRIBUTOS DE UM BOM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO? (0,5 PONTO)

9. CITE 02 (DUAS) ETAPAS (PRINCÍPIOS) DA CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS: (0,5 PONTO)

10. JULGUE (C) CERTO OU (E) ERRADO PARA AS AFIRMATIVAS ABAIXO, DE ACORDO COM SUAS CLASSIFICAÇÕES:

(    ) Materiais semiacabados são os insumos básicos  que ingressam no processo produtivo da empresa. (0,25 PONTO)

(    ) Fabricantes de graxa advertem aos seus consumidores que este material, em contato com partículas sólidas, como poeiras ou areias, pode perder parte de suas características físicas e químicas. Do ponto de vista da administração de materiais a graxa é classificada como material perecível por contaminação. (0,25 PONTO)

(    ) As vacinas de um hospital não precisam ser classificadas por perecibilidade. (0,25 PONTO)

(    ) Classificar materiais é um ato de agrupamento de acordo com a dimensão, forma, tipo e peso, considerando-se sua natureza e  eliminada qualquer inconformidade. (0,25 PONTO)

(    ) Abrangência, criatividade e praticidade são os atributos de um bom sistema de classificação. (0,25 PONTO)

(   )  A Abrangência, por ser um atributo de um bom sistema de classificação de materiais, consiste na classificação simples e direta dos materiais. (0,25 PONTO)

(   ) As matérias-primas são os materiais processados ao longo das diversas seções que fazem parte do processo produtivo da organização. (0,25 PONTO)

(   ) Entre as inúmeras ferramentas de administração de materiais se destaca a curva ABC, a qual, de acordo com os itens de materiais são classificados por valor de demanda, conforme sua importância, geralmente financeira. (0,25 PONTO)

(   ) A ferramenta da curva ABC está alicerçada na divisão dos itens armazenados em classes, com a classificação de maior importânica os de classe A, quanto as demais classes têm suas classificações no mesmo nível denominado de baixa importância. (0,25 PONTO)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (280.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com