TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Redes de Cooperação na Esfera Pública

Por:   •  1/4/2017  •  Dissertação  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 1]Marcar questão

Texto da questão

O sistema de produção na esfera pública vem sofrendo importante alteração em relação aos envolvidos na elaboração do serviço entregue ao cidadão nos últimos tempos. Explique essa alteração e identifique os atores que passaram a ser envolvidos nesse processo.

[pic 2]

Parágrafo

[pic 3]

[pic 4]

Caminho: p

[pic 5]

No início a produção de bens de consumo era realizada pelos artesãos que dominavam todas as competências e recursos para produção das suas mercadorias ou execução de serviços. Veio então a Revolução Industrial e a inserção da máquina a vapor no sistema produtivo, a produção de bens de consumo começou a ser realizada em grande quantidade. Assim, quem dominava todo o sistema produtivo passou apenas a dominar uma parte da produção, e seu conhecimento ficou limitado em relação aos conhecimentos de todo o processo de produção. Contudo, mesmo que os sujeitos estivessem dentro de uma organização, havia nela uma rede interna responsável pela produção em que cada um realizava contribuições especializadas para o alcance dos objetivos. Se por um lado a contribuição especializada permitia que os produtos ficassem padronizados, de acordo com a qualidade exigida, com baixos índices de retrabalho e de defeitos, de outro dificultava a nova concepção de produtos e de serviços, ou seja, não havia flexibilidade suficiente para as adequações necessárias.

Foi daqui em diante que a ideia de ampliação do sistema de produção ganhou força e, com isso, ao invés de ampliar a estrutura da organização o que ocorreu foi o aumento do número de diferentes organizações envolvidas na produção. As redes internas assim, passaram a considerar os ambientes externos.

Como afirma a autora, “No caso da esfera pública, o sistema de produção, caracterizado pela ação individualizada de órgãos da estrutura estatal, vem apresentado, ao longo do tempo, participação decrescente na prestação de serviços públicos, e a participação de redes externas aparece como fundamental para o atendimento integrado e centrado no cidadão (Malmegrin, 2011, p. 25)”.

Esse é um processo histórico de produção colaborativa na esfera pública que considera dois grandes movimentos. O primeiro trata da virtualização do atendimento, isto é, dos produtos concretos, denominados tangíveis, e dos produtos informacionais, passando pelos serviços. O segundo trata da inclusão das entidades não estatais na prestação de serviços públicos, inicialmente incluindo as parcerias com organizações não governamentais (ONGs) e, em tempos mais recentes, com o setor privado.

Assim, ao associarmos as três formas de atendimento que podem ocorrer na prestação de serviços públicos (produtos, serviços e informação) às três modalidades de atuação interorganizacionais (estatal, parcerias com ONGs e parcerias com o setor privado), podemos pensar em nove possibilidades de atuação do Estado. Por exemplo, um hospital privado fazendo atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte:

Malmegrin, Maria Leonídia - Gestão de redes de cooperação na esfera pública / Maria Leonídia Malmegrin. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011.

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 6]Marcar questão

Texto da questão

Vimos que os formatos das redes são muito importantes para a análise e diagnóstico da prestação dos serviços públicos por parte de gestores. O modelo que estudamos pressupõe que a realização de um trabalho exige a presença de três elementos.  A partir disso:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (758.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com