TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Redes na Esfera Pública

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS – ESAG

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  1. PROVA GERAL DE CONSULTA:  Gestão de Redes de Cooperação na Esfera Pública

USO EXCLUSIVO DO PROFESSOR                                                                                                                                                            

Nome do professor:

Daniel Moraes Pinheiro

NOTA:[pic 1]

     

DADOS DO ACADÊMICO

Município/Polo: Blumenau

Data: 13/10/2020

Aluno(a):

Géssica Jakeline Schroede

Prezado (a) Aluno (a): Você está recebendo esta avaliação com duas questões, na qual você deverá preencher corretamente todos os dados solicitados acima e as respostas das questões Antes de começar a responder, leia atentamente todas as questões, relembre o que foi estudado e, só depois, procure respondê-las de forma clara, de acordo com a norma culta da língua, evitando rasuras e demonstrando que alcançou os objetivos da disciplina. Ao fim da avaliação, você deverá enviar o arquivo salvo em PDF para o e-mail do tutor presencial do polo ao qual pertence até o dia 13/10/2020. Sucesso!

QUESTÃO 01 - (5,0 pontos)

No livro didático da disciplina Gestão de Redes de Cooperação na Esfera Pública, Malmegrin (2015, p.18) faz a seguinte observação:

“De acordo com Cunha (2003), que analisou as características das redes, alguns aspectos são comuns em diversos conceitos. São eles: (i) ação orientada para lógica coletiva; (ii) estabilidade temporal; e (iii) flexibilidade de arranjos.”

Com base no estudo realizado na disciplina Gestão de Redes de Cooperação na Esfera Pública, e considerando as três características acima mencionadas, como a gestão em redes pode contribuir com a gestão no serviço público?

O agrupamento de diversas  organizações  para  o  atendimento  às  demandas  da  sociedade, em toda sua pluralidade, pode ser chamado de “Redes de Prestação de Serviços Públicos” e estes aspectos são comuns em diversos conceitos, sendo:

  • Ação orientada para lógica coletiva: a econômica, a social e a política;
  • Estabilidade temporal: continuidade e a permanência no tempo;
  • Flexibilidade de arranjos: possibilidade de encontrarmos soluções por meio da diversidade de agentes interconectados e das diferentes percepções desses agentes.

As redes são teias flexíveis e abertas de relacionamentos mantidas pelo fluxo de compartilhamento de informações, ideias, experiências, ideais, objetivos, esforços, riquezas e necessidades, entre os entes que a compõem.

Responda, enfatizando quais ganhos é possível obter na administração pública com a gestão em redes e apresente exemplos à sua resposta sempre que possível. Organize sua resposta em até 20 linhas.

QUESTÃO 02 - (5,0 pontos)

No livro da Disciplina Gestão de Redes de Cooperação na Esfera Pública, Malmegrin (2015) estabelece como três mecanismos críticos, definindo-os como temas estratégicos ao processo de gestão em redes os mecanismos de gestão, quais sejam:

  1. Participação da Sociedade Civil,
  2. Controle Social e
  3. Órgão Colegiado.

Explique, em até 20 linhas, cada um destes mecanismos, e diga porque eles são importantes, para a compreensão do processo de gestão de redes, principalmente aquelas que articulam Estado e Sociedade Civil.

A participação da Sociedade Civil difere-se diretamente no estudo dos conselhos compostos por representantes governamentais e membros da sociedade, capazes de intervir diretamente no planejamento, gestão, execução, fiscalização e controle das políticas públicas, havendo assim reconhecimento dos cidadãos como sujeitos de construção e de efetivação de direitos para que sejam cumpridos pelas redes.

O Controle Social é um instrumento  democrático  no  qual  existe  a  participação  dos  cidadãos  no  exercício   do poder que coloca a vontade social como fator fundamental para a  criação de metas a serem alcançadas  no  âmbito  de  algumas  políticas  públicas  e  para  a  implementação  de  mecanismos de fiscalização e de prestação de contas do uso dos recursos públicos.

Órgão colegiado refere-se a comissões, ou corpo deliberativos, sendo constituídos de membros deliberativos para deliberar, emitir, acompanhar sobre as questões de interesse público.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com