TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Regulação

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Regulação – AD I – Caderno de Respostas (2018-1)                                

 Disciplina: Gestão de Regulação

Nome da Atividade: AD I

Nome das alunas: Rosana de Almeida Machado

Pólo: Volta Redonda                                 Matrículas: 15113110286

Disserte sobre as diferenças do Estado Liberal e Neoliberal no Brasil e como se deu a atuação do papel regulador do Estado nesses períodos.

Podem servir como fonte de pesquisa, livros doutrinários, sites oficiais do governo, revistas e jornais eletrônicos ou outras fontes devidamente indicadas.

A atividade deve ser desenvolvida em no mínimo 40 e no máximo em 60 linhas redigida de forma justificada, com Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5.

Data da entrega: até 24 de fevereiro, 23h e 55min.

Atividade Avaliativa 1

O Liberalismo é uma corrente política, ou uma doutrina político-econômica que se baseia na Limitação do Poder do Estado em prol da Liberdade Individual, bem como os direitos individuais, igualdade perante a lei, proteção a propriedade privada e do livre comércio.

Seu surgimento se com as lutas da burguesia na Inglaterra, em pleno século XIII, sendo frequentemente associada à classe social.

Dois aspectos fundamentais: o Estado Mínimo é essencial as pretensões liberais; e o Mercado é o regulador e provedor da sociedade, nessa percepção política.

O  Estado Mínimo seria um limitação de atuar do Estado, alguns direitos inerente ao ser humano, o Estado não pode intervir, como a liberdade individual, os direitos individuais, a igualdade perante a lei, a segurança, a felicidade, a liberdade religiosa, a liberdade de imprensa, entre outros.

Com várias vertentes, entre elas o Brasil adequou-se no liberalismo como corrente político-econômica, com linha de pensamento conservadora e à direita na política, não concordando com a moral conservadora.

Neoliberalismo nasceu nos século XVIII e XIX, mas insurgiu mesmo no anos 1980, tendo enfoque na liberalismo melhorado, com ideologia predominante na política e economia internacional, após declínio do Keynesianismo (de Jhon  Maynard Keynes, baseado no gastos públicos,q eu deveriam impulsionar a economia, o tão falado, Estado do bem estar social).

Em 1989, o Economista John Williamson publicou um artigo apoiada pela maioria das instituições financeiras, no ano seguinte, vários países se orientaram por tal conhecimento.

No Brasil o Neoliberalismo surgiu na década de 90, com o Governo de Fernando Henrique Cardoso, ao seguir parcialmente ou integralmente as determinações do Consenso de Washington.

Principais ideais dos Neoliberais: Abertura comercial; Investimento estrangeiro direto; Privatização de empresas estatais; Desregulamentação (flexibilização de leis econômicas e trabalhistas); Direito à propriedade intelectual; Disciplina fiscal; Redução dos gastos públicos; Reforma tributária; Juros de mercado; e Câmbio de mercado.

O Liberalismo e o Neoliberalismo se fundem em alguns conceitos, pois ele tem mais semelhança que diferenças, no entanto a diferença primordial é a forma de intervenção que no Liberalismo o Estado não intervém nas relações econômicas, e o mercado seria auto-regulável, já no Neoliberalismo eles são menos radicais, em apenas alguns setores específicos da economia não haveria intervenção, uma vez que o mercado não é auto regulável.

Outra diferença o Liberalismo foi criado por Adam Smith , e tinha como base a riqueza que provêm do trabalho, já o Neoliberalismo nasceu em 1870, como critica ao Liberalismo Clássico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com