TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Riscos

Por:   •  23/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Veiga de Almeida

MBA em Gestão de Projetos

Gerenciamento de Riscos e Qualidade

Gestão Eficiente dos Riscos [AVA 2]

Lucas Francisco Nascimento da Silva

        

Rio de Janeiro

Outubro/2019

  1. Gestão eficiente dos Riscos

O primeiro passo para uma gestão de risco eficiente, é saber o que é um risco. Segundo o dicionário, risco é a probabilidade ou possibilidade de perigo. (FERREIRA, 2010)

Gerenciar riscos é o ato de analisa-los e mensurá-los, com o objetivo de identificar uma potencial perda decorrente de um processo que não funciona corretamente. Este processo é feito por meio da estatísticas e probabilidades, que visam identificar as situações que podem impactar de maneira negativa um negócio. Existem seis etapas que são comumente utilizadas para ajudar o gerenciamento de riscos.

A primeira etapa consiste no planejamento, onde deve ser definido como o gerenciamento de riscos deverá ser feito. Sempre abrangendo qual metodologia será utilizada, como esta metodologia será executada e as ferramentas disponíveis que serão utilizadas. É importante ressaltar que esta etapa deverá ser constantemente revisada e atualizada, visando corrigir eventuais dificuldades encontradas durante a execução da gestão de riscos.

A segunda etapa consiste na identificação dos riscos. É o pondo onde se deve analisar quais os riscos que podem afetar o negócio, avaliando todos os aspectos envolvidos e incertezas que envolvam os processos. É importante avaliar os dados históricos do negócio podendo identificar as suas causas e os impactos gerados ao longo do tempo. Devem ser estabelecidas premissas em relação ao momento atual que o negócio se encontra e quais os riscos relacionados. É importante ressaltar que a estratégia gestão de risco muda dependendo em qual momento o negócio se encontra sendo eles amadurecimento, crescimento, expansão ou consolidação. Para esta etapa podemos utilizar como ferramentas entrevistas, técnica Delphi, brainstorming, analise SWOT e analise de causa-raiz.

A terceira etapa consiste na análise qualitativa dos riscos. Nesta etapa deve-se analisar de forma qualitativa os riscos, buscando avaliar quais os seus efeitos para o negócio e classificando quais são os riscos prioritários. É ideal que esta etapa seja feita em grupo, onde os participantes devem analisar os riscos e identifica-los visando a sua ocorrência, probabilidade e o seu impacto nos resultados do negócio, o que é feito seguindo a escala categórica ordinal: muito alto (0,9), alto (0,7), médio (0,5), baixo (0,3), muito baixo (0,1).

 Após definir o modelo de risco, deve-se avaliar quais são seus impactos para o negócio e classificar quais são os mais prioritários e merecem uma maior atenção. É ideal que esta etapa seja feita em grupo, onde os participantes devem analisar os riscos e identifica-los visando a sua ocorrência, probabilidade e o seu impacto nos resultados do negócio, pode-se utilizar uma escala categórica ordinal: muito alto (-90%), alto (-70%), médio (-50%), baixo (-30%), muito baixo (-10%).

A quarta etapa do gerenciamento de riscos consiste na análise quantitativa, onde deve-se trabalhar os dados obtidos investigando a probabilidade dos riscos e estimação das suas consequências para o negócio. Conforme todos os potenciais riscos são mapeados, deve-se iniciar um processo de priorização. Nem todos os riscos identificados devem ser controlados, mitigados ou extintos, para isso deve ser feito uma análise para verificar as suas probabilidades e impactos. Para esta analise podem ser utilizadas ferramentas como a Arvore de decisões e o simulador de Monte Carlo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (749.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com