TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Graduação em Gestão Financeira - Produtos e Serviços Bancários

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Graduação em Gestão Financeira

Matéria Produtos e Serviços Bancários

Rosangela Assunção Da Silva

Salvador – 2022

INTRODUÇÃO

O trabalho da disciplina consiste em auxiliar o Sr. Jair no planejamento de investimento adequado para o seu perfil de cliente, um investidor bem conservador quanto a aplicação de seu dinheiro, analisando quais as melhores oportunidades e o que elas têm a oferecer para o cliente.

SOLUÇÃO:

Como gerente de seu Jair indicaria ao mesmo que aplicasse R$100.000,00, ou seja 50% do valor ganho em um investimento de CDB (Certificado de depósito bancário).

Prefixado – Esse título a rentabilidade é determinado no momento em que a aplicação é feita, ou seja, o rendimento não está ligado a nenhum indicador, o que daria uma maior segurança a seu Jair sem riscos de perda, além desse investimento contar com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a cobertura de investimento de até R$ 250.000,00 mil por CPF ou por instituição financeira.

Outra parte do dinheiro poderia ser usada para troca do carro, após a venda do carro atual, para que o dinheiro adquirido também possa auxiliar na compra do novo bem e assim sobrar mais dinheiro do valor ganho. O dinheiro restante poderia ser aplicado em Tesouro Direto prefixado, que também são títulos de renda fixa, nesse caso faria   um investimento de curto prazo que seria o tempo de seu Jair convencer a esposa para compra do sítio e tempo para procurar o tão sonhado imóvel e uma boa oportunidade de negócio.

A diferença entre essas duas aplicações é que o CDB é um título privado (emitido pelo banco) e o Tesouro Direto é um título público Federal (emitido pelo governo). Porém ambos são seguros e de baixo risco, o que se enquadram perfeitamente com o perfil de seu Jair.

Com relação a liquidez no CDB depende do prazo de carência, existem aplicações sem carência, ou seja, que podem ser resgatadas a qualquer momento.

Já no Tesouro Direto, o valor investido pode ser resgatado a qualquer momento. Das 9:30 ás 18:00, nos dias úteis, os resgates serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação.

CONCLUSÃO

Os investimentos sugeridos a seu Jair vão auxiliar em seus objetivos, além de serem adequados ao seu perfil de cliente, um investidor conservador quanto a aplicação do seu dinheiro, e os deixariam totalmente tranquilo devido ao baixo risco e devido a garantia do seu investimento, mesmo não tendo grandes lucros. Serão investimentos no qual ele não corre risco de perdas.

REFERÊNCIAS

LIMA, Diego. O que é CDB e como investir em certificado de depósito bancário. SACRE, 2022. Disponível em: https://sacre.digital/renda-fixa/o-que-e-cdb-e-como-investir-em-certificado-de-deposito-bancario/. Acesso em: 18 nov. 2022.

LIMA, Fabiana. Tesouro direto: como funciona e qual a rentabilidade do investimento. Remessa Online, 2022. Disponível em: https://www.remessaonline.com.br/blog/tesouro-direto/. Acesso em: 18 nov. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com