TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidroponia Como Aliada Da Sustentabilidade Na Produção De Alface

Por:   •  7/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  4.170 Palavras (17 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

A HIDROPONIA COMO ALIADA DA SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALFACE

HYDROPONICS AS ALLIED TO SUSTAINABILITY IN LETTUCE PRODUCTION

Autor:  Karoline Rodrigues de Godoy

Mestranda junto ao PGAD da Universidade estadual paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP)

E-mail: karolinerdegodoy@hotmail.com 

Autor: Adriana dos Santos Dias

Mestranda junto ao PGAD da Universidade estadual paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP)

E-mail: adriana.s.dias@unesp.br 

Autor: Timóteo Ramos Queiroz

Professor titular Universidade estadual paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP)

E-mail: timoteo.queiroz@unesp.br 

Autor:  Giuliana Aparecida Santini Pigatto

Professora titular da Universidade estadual paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP)

E-mail: giuliana.santini@unesp.br 

Grupo de Trabalho (GT): GT 04. Questão ambiental, agroecologia e sustentabilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o sistema de cultivo hidropônico como aliado da sustentabilidade, a partir do estudo de caso realizado em uma propriedade rural no município de Tupã, no Estado de São Paulo. Para isso, foram apresentadas referências bibliográficas e teóricas (sucessivamente) a respeito de hidroponia e sustentabilidade. Tratou-se de uma abordagem qualitativa, e para atingir o objetivo, o método utilizado foi de estudo de caso, com aplicação de um questionário semiestruturado, em entrevista realizada com o proprietário. Ao final, os resultados mostraram-se positivos, uma vez que o uso da hidroponia dispõe de resultados satisfatórios aos produtores, potencializando a produção, melhorando a qualidade de vida do proprietário e do produto, devido a uma maior produtividade, além de contribuir para a redução do uso da água, revelando-se uma opção mais sustentável em relação ao sistema convencional.

Palavras-chave: Hidroponia; Sustentabilidade; Produtividade.

Abstract: This article aims to analyze the hydroponic cultivation system as na ally of sustainability, based on a case study carried out in a rural property in the municipaly af Tupã, in the State of São Paulo. For this, bibliographical and theoretical references were presented (sucessively) regarding hydroponics and sustainability. It was a qualitative approach, and to achieve the objective, the method used was a case study, with the application of a semi-structured questionnaire, in na interview with the owner. In the end, the results were positive, since the use of hydroponics has satisfactory results for producers, enhancing production, improving the quality of life of the onwer and the product, due to greater productivity, in addition to contributing to reduction in water esse, proving to be a more sustainable option compared to the conventional system.

Key words: Hydroponic; Sustainability; Productivity.

1. Introdução

O sistema mundial de produção de alimentos tem um grande desafio a enfrentar nos próximos anos, para garantir o abastecimento de alimentos de forma sustentável à crescente população e atingir as metas da Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em paralelo, a agricultura tradicional - realizada no solo - enfrenta alguns desafios, como a urbanização acelerada, desastres naturais, mudanças climáticas, uso indiscriminado de produtos químicos e pesticidas, etc.

O cultivo hidropônico começa a ganhar popularidade em todo o mundo devido ao uso da gestão eficiente de recursos e da produção de alimentos de qualidade (Sharma et al., 2018). E ainda, colabora para melhoria de renda e inserção em mercados por parte da agricultura familiar, propiciada pelo aumento da regularidade da oferta de frutas e hortaliças (BRANDÃO e ARBAGE, 2016).

O sistema de cultivo hidropônico consiste em uma técnica inovativa de cultivar plantas sem solo, onde os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas são balanceados e controlados (chamados como solução nutritiva), assim são adicionados na água, onde essas raízes absorvem essa solução nutritiva recebendo todos esses nutrientes essenciais para o seu completo desenvolvimento (BEZERRA NETO, 2017).

As raízes das plantas ficam submersas nessa solução nutritiva, recebendo a quantidade adequada de nutrientes, como nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, ferro, magnésio etc., dissolvidos diretamente na água, os quais percorrem os canais de cultivo com auxílio da gravidade e que por impulso de bombas elétricas são distribuídos uniformemente a todas as plantas novamente (CORRÊA, 2018).

Esse sistema denominado Nutrient Filme Technique (NFT), nada mais é do que uma forma de cultivo hidropônico em que as plantas são cultivadas tendo o seu sistema radicular dentro de um canal ou canaleta (perfis hidropônicos), onde suas raízes ficam em contato com a solução nutritiva composta com água e nutrientes, ou seja, existe um fluxo constante desta.

Para que se tenha sucesso com esse tipo de produção, é imprescindível uma mão de obra qualificada, além de uma análise local do potencial de mercado dos consumidores, devido a perecibilidade desses produtos (BEAZI, 2018).

Nesse contexto, devido à ascensão desse sistema de produção em nível nacional e estadual, este trabalho teve como objetivo analisar o sistema de produção hidropônico como aliado da sustentabilidade na produção de alface em uma propriedade no município de Tupã, Estado de São Paulo.

2. Fundamentação teórica

2.1 A hidroponia

Etimologicamente, hidroponia vem do grego e significa “Hydro”: água e “Ponia”: trabalho. Sendo definida como trabalho com água (COMETTI; GENUNCIO; ZONTA, 2019).

A hidroponia foi desenvolvida como método de cultivo, onde a nutrição da planta é feita em solução aquosa, contendo todos os elementos necessários ao seu desenvolvimento e ainda assim, reduzindo a exposição a elementos potencialmente tóxicos (MARTINEZ, 2006). Com o método de cultivo hidropônico, os cultivos são ajustáveis às variáveis de clima, como temperatura e umidade dor ar, às exigências das culturas e possibilita o plantio em qualquer época do ano e pelo ano todo, levando à uniformização da produção e à diminuição do uso de defensivos agrícolas (ARAUJO et al. 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com