TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hora da Verdade

Por:   •  24/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Lilian Mendes Barbosa RA 1629589

Pólo Osasco

2016

SUMÁRIO

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio__________________________3

1. 2. O fax do Nirso_________________________________________________4

1. 3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)_______________4

 1.4. Uma pescaria inesquecível_________________________________________5

1. 5. A Folha Amassada_______________________________________________6

1. 6. A Lição dos Gansos______________________________________________7

1. 7 Assembleia na Carpintaria_________________________________________7

 1.8. Colheres de Cabo Comprido_______________________________________8

 1.9. Faça parte dos 5%_______________________________________________8

 1.10. O Homem e o Mundo___________________________________________9

1. 11. Professores Reflexivos__________________________________________9

 1.12. Um Sonho Impossível __________________________________________10

1.13. Pipocas da Vida________________________________________________10

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA _____________________________________11


  1. EFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
  1. Educação? Educações: aprender com o índio

A educação começa no ventre de uma mãe, no modo que ela passa ao bebê desde o seu ventre, pois como eles sentem tudo o que a mãe sente, o feto reage aos sentimentos da mãe.

Ele sabe quando ela está feliz, zangada, triste, alterada. E depois que nasce, o bebê já sabe com quem pode confiar, pois aprendeu no ventre a diferenciar as pessoas pelas vozes e atitudes que foram passadas pela mãe.

Lidamos com a educação em todos os momentos da nossa vida.

Em casa, na família, na escola, no trabalho, na igreja, nos estabelecimentos que freqüentamos, em outras cidades, em outros Estados e Países.

Somos direcionados automaticamente a entender e aprender a educação de cada lugar e é claro que muitos desses momentos, teremos que saber se a educação é própria para aquele ambiente ou situação.

A educação abrange o modo de falar, de agir, de se vestir, de compartilhar o que se aprendeu.

Podemos aprender a educação com uma pequena criança, com um adolescente, um jovem, um idoso, em qualquer situação ou profissão que esteja acontecendo ou desempenhando. E por qual motivo que seria desmerecedor o que estivéssemos aprendendo.

Mas, em todo lugar existe educação que retrocede o que foi aprendido, o porque ele faz e eu não posso fazer? E tudo o que foi ensinado? É por isso que em toda educação é importante sempre ensinar o que é certo, o que é errado para moldar um caráter correto.

  1. O fax do Nirso

Com certeza a educação está perdendo espaço no mercado de trabalho, devido a tantas mudanças de ordens políticas, o desempenho do aluno na escola não é mais relevante. Se o aluno sabe ou não sabe, não é mais problema do governo, o que importa é mostrar gráficos de andamento escolar, de aprovação e não de escrita ou saber.

O mais importante atualmente é o índice de vendas, o lucro.

A educação de antigamente é vista como rígida, exagerada, mas era dela que formava grandes médicos, escritores.

  1. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Toda história contada, sempre existirá várias versões.

No entanto, quando um livro é escrito ele passa mais tarde por várias versões, para se adaptar a época que está se vivendo. E com certeza, em cada versão sempre há modificações, onde ficam para trás, verdades ou mentiras, momentos esquecidos, trechos com palavras antigas onde se dão lugar palavras mais modernas com sentidos mais fáceis de se lembrar, sem incentivar a curiosidade do aluno ou qualquer outra pessoa a pesquisar o significado real.

Na escola a opinião dos alunos dificilmente são expostas ou trabalhadas, nos livros são apresentados assuntos prontos,e muitos educadores para facilitar o aprendizado dão como assuntos únicos, sem pesquisas ou não despertam interesse ou imaginação se o fato foi realmente aquele ou não.

Muitos professores se apresentam como donos da verdade e não admitem questionamentos da verdade ou mentira, do certo ou duvidoso.

  1. Uma pescaria inesquecível

Ética, atitude correta em todos os momentos da vida, mesmo quando saímos perdendo.

A ética pode não fazer parte da grade curricular das escolas, mas é imprescindível fazer parte da vida dos professores, pois com as atitudes e exemplos deles que são observados diariamente pelos alunos ou qualquer outra pessoa, são julgados, são imitados em casa, são citados nas conversas familiares. São exemplos que serão levados pelo resto da vida, com apenas uma palavra, um gesto de carinho ou um gesto de raiva.

Na educação, em muitos momentos seria ótimo levar vantagem em tudo. Mas vem a interrogação: e a opinião dos demais? Seus direitos? É claro que sair ganhando é muito melhor, mas fazer o correto é imprescindível, vantajoso, sem conseqüências futuras.

Costumo fazer reciclagem com embalagens de alimentos e produtos em gerais em casa, tenho um recipiente separado do lixo orgânico, e disciplinar as pessoas que moram em casa é muito difícil. Certo dia minha filha me diz: só você que faz reciclagem aqui nessa cidade, ninguém mais faz, é tempo perdido. Calmamente, olho para ela e digo: O que é certo é certo, estou fazendo minha parte.

  1. A Folha Amassada

Em nossa vida passamos por diversas situações, boas, ruins, tristes e felizes. Muitas vezes não separamos os momentos que passamos em casa ou no trabalho, misturamos tudo e não paramos para pensar em que será despejado tudo. Tudo isso é claro, porque passamos mais tempo trabalhando do que em casa.

Na escola, teremos alunos que também farão a mesma coisa. Terão momentos difíceis com os pais e irmãos, e como não saberão como agir, descontarão nas primeiras pessoas do próximo dia.

Esse alunos não são alunos problemas, estão passando por momentos difíceis e que estarão esperando ajuda, teremos que saber diferenciar esses momentos. Como saber o que está acontecendo, devemos fazer perguntas curtas para obter respostas curtas que serão respondidas com raiva, perguntar qual opinião, e se o aluno tem uma solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (123.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com